O Bispo de Tyler, Dom Joseph Strickland, anunciou o trabalho que vem realizando com o instituto católico que fundou no Texas (Estados Unidos) há três anos, criado para formar “os cristãos do século XXI com o fervor dos cristãos do século primeiro".

Após um processo de oração e reflexão de cinco anos, o Bispo publicou a “Constituição sobre o Ensino da Fé Católica” em 2017 e foi fundado o St. Philip Institute (em português, Instituto São Felipe) localizado no edifício da mitra diocesana de Tyler. O objetivo do instituto é fazer da diocese um lugar totalmente novo de aprendizagem que leve as pessoas a um relacionamento íntimo com Jesus Cristo.

“Temos que ter o relacionamento pessoal mais próximo possível com Jesus Cristo”, disse Dom Strickland ao National Catholic Register.

O Bispo contou que sua inspiração para criar um instituto de formação integral se baseou em pensar naqueles amigos católicos que conheceu ao longo da vida e que perderam a fé. Segundo o Prelado, eles precisavam de alguém como o evangelista Felipe –que aparece nos Atos dos Apóstolos–, um diácono que compartilhou o Evangelho com um eunuco etíope, quem lhe disse que não poderia entender as Escrituras “a menos que alguém me explique".

“Devemos buscar formas novas e criativas de ensinar e compartilhar as maravilhas de nossa fé católica. Não só a Igreja, mas toda a humanidade, depende dela”, escreveu o Bispo.

Dom Strickland revelou ao Register que a diocese tinha muitas pessoas trabalhando, mas percebeu que as abordagens antigas não funcionavam mais. Assinalou em sua Constituição que 77% dos católicos que não vão mais à Missa aos domingos ou os 30 milhões de norte-americanos que não se identificam mais como católicos não são estatísticas, mas são “nossos pais, irmãos, cônjuges, filhos e amigos”.

Fundou o instituto para que a diocese pudesse estabelecer um padrão unificado para levar o melhor do ensinamento católico contido no Catecismo da Igreja Católica a cada lar.

Empregariam professores profissionais qualificados e usariam o melhor dos meios modernos para ser flexíveis e criativos na hora de atrair o maior número de pessoas para a mensagem de Jesus Cristo, seja de pessoa para pessoa ou mediante conferências virtuais.

O instituto é autônomo, mas funciona sob o governo do Bispo e é dirigido por um diretor executivo.

O foco deste é evangelizar para que toda a família se envolva na prática da fé. Tem como objetivo evangelizar toda a família de uma maneira flexível, de acordo com suas necessidades e no tempo da vida no qual se encontrem.

Dom Strickland assinalou que as organizações seculares fazem isso por metas menos dignas, e que a Igreja não pode fazer menos pelo Evangelho.

Fundamentalmente, o Bispo imaginou que o instituto “não teria medo de mudar e melhorar no serviço ao Evangelho de Jesus Cristo”.

"Vamos ensinar em nosso mundo do século 21 com o fervor dos cristãos do primeiro século", disse.

Deanna Johnston, diretora de vida familiar, disse ao Register que a constituição de ensino de Dom Strickland a levou a assumir riscos, ir a Tyler e ingressar no instituto. Seu departamento no instituto planejou um retiro chamado "Três para se casar" e está trabalhando em um plano de estudos para que possam educar e apoiar melhor os casais nos métodos naturais de planejamento familiar.

Também estão trabalhando em estreita colaboração com o ministério matrimonial "Witness to Love" em sua abordagem catequética para a formação matrimonial de noivos ​​e recém-casados, assim como outra iniciativa para convidar todos os católicos casados ​​civilmente na diocese a receber o Sacramento do Matrimônio em 2025.

Mary Rose Verret, cofundadora de "Witness to Love", disse ao Register que se inspirou na vontade do Instituto São Felipe de assumir “riscos evangélicos audazes” para difundir o Evangelho e a renovação.

“Estavam acima da curva quando se trata de buscar maneiras criativas de alcançar as pessoas”, disse Verret.

Stacy Trasancos, diretora executiva do Instituto São Felipe, mostrou ao Register as instalações do instituto, que incluem um estúdio de produção de vídeo e podcast de alta qualidade, além de um estúdio para o artista.

“Também estamos promovendo colóquios”, disse Trasancos, assinalando podcasts recentes sobre a necessidade de vacinas éticas da COVID-19 que não sejam feitas com tecido fetal e sobre a necessidade de abordar o racismo e a justiça racial nos Estados Unidos. O objetivo é apresentar estes problemas aos católicos diretamente dentro do contexto da fé católica.

Trasancos explicou que o território da diocese é extenso (quatro a cinco horas de viagem de uma ponta à outra), por isso o Instituto São Felipe maximiza o uso das ferramentas de comunicação digital. Estão construindo uma rede de catequistas professores em cada decanato para que formem as pessoas que oferecem catequese a nível paroquial. Estão ensinando tanto em inglês como em espanhol, incluindo como rezar em ambos os idiomas, para que a fé não se perca na transmissão.

Mais em

Pe. Justin Braun, diretor do programa “Temporada de Discipulado”, disse ao Register que o instituto enfatiza que os catequistas devem conhecer as famílias às quais servem.

O sacerdote explicou que a diferença pode ser observada na maneira como evangelizam as famílias com necessidades especiais e como essas famílias percebem que a Igreja não só as escuta, mas as ajuda ativamente "de maneira concreta".

Mas, Pe. Braun disse que embora a Igreja tenha formado famílias católicas devotas, como aquela na qual cresceu, disse que as famílias católicas de hoje não foram realmente formadas para viver a “tarefa evangelizadora e missionária”, como ensina o Catecismo no número 2205.

Em geral, Dom Strickland acredita que a diocese está em um lugar muito melhor com o Instituto São Felipe.

“Meu objetivo é levar a alegria do Evangelho às angústias deste tempo, e hoje existe muita angústia. Estamos sempre trabalhando para construir um relacionamento em torno da Pessoa de Jesus Cristo”, afirmou Dom Strickland, acrescentando que o Instituto São Felipe está lá para ajudar, a que todo católico possa “conhecer Jesus como pessoa, amigo e Senhor”, concluiu.

Publicado originalmente em National Catholic Register.

Confira também: