O Papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira, 12 de agosto, a renúncia de Dom Franz Josef Meinrad Merkel, CSSp., do governo pastoral da Diocese de Humaitá (AM) e nomeou como seu sucessor Padre Antônio Fontinele, até então pároco da Catedral Sagrado Coração de Jesus e ecônomo na Arquidiocese de Porto Velho (RO).

Dom Franz Josef Meinrad Merkel, mais conhecido como Dom Francisco Merkel, completou 75 anos em 22 de setembro de 2019. Assim, sua renúncia se deu por motivo de idade, conforme prevê o Direito Canônico.

O Bispo nomeado de Humaitá, Pe. Antônio Fontinele de Melo nasceu em 9 de maio de 1968, em Camocim (CE). Estudou Filosofia e Teologia no Seminário São João XXIII, em Porto Velho, obtendo o reconhecimento dos títulos, respectivamente, na Universidade Católica de Brasília (DF) e no Centro Superior de Juiz de Fora (MG). Especializou-se também em Metodologia Educativa e Sagrada Escritura.

Recebeu a ordenação sacerdotal em 18 de setembro de 1999, na Arquidiocese de Porto Velho e durante seu ministério sacerdotal, serviu como reitor do Seminário Menor Dom Helder Câmara (1999-2005); pároco de São Cristóvão (1999-2013); presidente dos presbíteros junto ao Regional Noroeste da CNBB; coordenador da Pastoral da Arquidiocese de Porto Velho (2005-2010); assessor para as comunidades eclesiais de base do Regional Noroeste da CNBB e professor no Seminário Maior São João XXIII da Arquidiocese de Porto Velho, no Centro Universitário Claretiano e na Faculdade de Rondônia, a FARO.

Confira também: