O Patriarca da Igreja Maronita, Cardeal Bechara Boutros, convocou para esta terça-feira, 11 de agosto, um dia de oração em memória das vítimas da explosão ocorrida há uma semana no porto de Beirute, no Líbano.

A iniciativa terá seu ato central a partir das 18h (Hora do Líbano) no qual serão lembradas as mais de 150 vítimas, mais de 5 mil feridos e todos os afetados que perderam suas casas na explosão de 2.750 toneladas de nitrato de amônio armazenadas em um armazém sem vigilância por seis anos em um porto em Beirute.

 

O Patriarca também convidou os muçulmanos a se unirem na oração e a rezarem nas mesquitas pela "unidade nacional e solidariedade frente a esta tragédia", segundo um comunicado do Patriarcado.

Durante a oração do Ângelus na Praça de São Pedro, no Vaticano, no último domingo, 9 de agosto, o Papa Francisco pediu orações pelo Líbano e pediu aos libaneses que colaborem "pelo bem comum deste amado país".

O Santo Padre destacou que “o Líbano tem uma identidade peculiar, resultado do encontro de várias culturas, que surgiu ao longo do tempo como um modelo para se viver juntos. Certamente essa convivência agora está muito frágil”.

Por isso afirmou que reza para que "com a ajuda de Deus e a participação leal de todos, ela possa renascer livre e forte"

A explosão agravou ainda mais as ondas de protestos de cidadãos contra as autoridades libanesas que vinham ocorrendo há meses devido à grave crise econômica e social no país.

Milhares de pessoas ocuparam as ruas de Beirute nos últimos dias para exigir responsabilidade política. Em resposta, o governo anunciou, na noite de 10 de agosto, sua renúncia e a convocação de novas eleições.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: