O Papa Bento XVI assegurou que é indispensável que cada cristão escute a Palavra de Deus para poder anunciá-la, e recordou que a Igreja Católica vive do Evangelho e se rejuvenesce constantemente nele.
Ao receber em Castel Gandolfo os participantes no Congresso Internacional "A Sagrada Escritura na vida da Igreja", assinalou que sendo um jovem teólogo participou da elaboração da Dei Verbum e afirmou que "a Igreja não vive de si mesma, mas sim do Evangelho e se orienta sempre e constantemente nele. É algo que cada cristão deve levar em conta e aplicar a si mesmo: só quem escuta a Palavra pode chegar a ser anunciador".
"Igreja e Palavra de Deus estão unidas inseparavelmente. A Igreja vive da Palavra de Deus e a Palavra de Deus ressoa na Igreja, em seu ensino e em toda sua vida", indicou.
"Por isso, como nos recorda o Apóstolo Pedro, nenhuma profecia da Escritura pode ser interpretada por conta própria, já que nunca profecia alguma veio por vontade humana, mas sim os homens movidos pelo Espírito Santo falaram que parte de Deus", precisou o Papa.
O Papa agradeceu a Deus porque "nestes últimos tempos, também pelo impulso dado pela Constituição dogmática Dei Verbum, valorizou-se mais a importância fundamental da Palavra de Deus. Como conseqüência houve uma renovação na vida da Igreja, sobretudo na pregação, na catequese, na teologia, na espiritualidade e no mesmo caminho ecumênico. A Igreja deve se renovar e rejuvenescer sempre e a Palavra de Deus, que não envelhece nunca nem se esgota, é um meio privilegiado para este fim".
Recuperar "Lectio divina"
Bento XVI recomendou recuperar "a antiga tradição da ‘Lectio divina’: a leitura assídua da Sagrada Escritura acompanhada pela oração, possibilita aquela íntima conversa em que, lendo se escuta a Deus que fala, e rezando, responde com uma confiada abertura do coração".
"Se se promover esta praxe com eficácia, estou convencido de que produzirá uma nova primavera espiritual na Igreja. Como ponto firme da pastoral bíblica, a ‘Lectio divina’ tem que ser ulteriormente impulsionada, inclusive mediante novos métodos, atentamente ponderados, de acordo com os tempos".
O Congresso Internacional "A Sagrada Escritura na vida da Igreja" celebra-se em Roma de 14 a 18 de setembro, por iniciativa do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e a Federação Bíblica Católica (FBC).
Seu objetivo é comemorar o 40º aniversário da promulgação da Constituição dogmática sobre a Revelação Divina "Dei Verbum" do Concílio Vaticano II.
O Santo Padre agradeceu de modo especial a FBC "por sua atividade e pela pastoral bíblica que promove, pela adesão fiel às indicações do Magistério e pelo espírito aberto à colaboração ecumênica em campo bíblico".
Do mesmo modo, manifestou sua "profunda alegria" pela presença no congresso de delegados fraternos das Igrejas e Comunidades eclesiásticas do Oriente e do Ocidente e de representantes das grandes religiões do mundo.