A poucos meses das eleições municipais deste ano, os Bispos do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que corresponde ao estado do Rio de Janeiro, ofereceram em recente mensagem alguns elementos para reflexão frente ao atual contexto, sobretudo, de pandemia de Covid-19.

“A proximidade das eleições municipais 2020 e o cenário atual de pandemia no Brasil são um convite para que os fiéis católicos e todas as pessoas de boa vontade façam uma reflexão madura sobre o exercício consciente da sua responsabilidade cristã e cidadã na construção do bem comum”, assinalam os prelados.

Em sua mensagem, os bispos se inspiraram na “imagem bíblica do Bom Samaritano (Lc 10) que, superando a indiferença diante da dor alheia e estendendo a mão para ajudar, faz da caridade a força que devolve a esperança”.

Assim, indicam que “um olhar samaritano ao atual momento histórico, faz-nos perceber a sua gravidade e não pode nos deixar indiferentes”. Segundo os Prelados, “a pandemia do novo coronavírus acelerou processos de crises morais, socioeconômicas, políticas e culturais já existentes” e, “por outro lado, despertou também a consciência solidária de que estamos todos juntos”.

“Este contexto exige atitudes políticas novas, capazes de repensar o serviço à cidade com modalidades mais eficientes, priorizando políticas públicas que defendam a vida na sua totalidade (família, saúde, educação, moradia, segurança, ambiente, etc.)”, assinalam.

Além disso, reforçam que “a capacidade de estabelecer diálogo, a superação das polarizações, a união das diversas forças e o combate à corrupção fazem parte de atitudes políticas urgentes e que candidatos e eleitores devem considerar”.

Os Bispos ressaltam, porém, que “a Igreja Católica não faz política partidária, não tem candidatos, mas considera como parte de sua missão orientar as consciências à luz da coerência com os valores que tornam uma sociedade mais humana”.

“Como cristãos e cidadãos temos o compromisso e a responsabilidade de cooperar para o bem de toda a sociedade. O voto consciente é um instrumento importante para mudanças políticas e sociais significativas”, afirmam.

Nesse sentido, exortam os eleitores a buscarem informações sobre os candidatos em “fontes seguras”, bem como verificar “se suas propostas correspondem à realidade”. Aconselham ainda a considerar o compromisso do político “com os reais interesses da cidade, especialmente para com os mais pobres e vulneráveis”.

“Não vote em quem troca votos por favores, nem em candidatos condenados pela Justiça por atos de improbidade administrativa”, recomendam, ao recordar a Lei da Ficha Limpa.

Os Bispos ressaltam ainda que “as eleições municipais têm relevância particular, pois vivemos na cidade e nela são aplicadas as políticas públicas que têm mais impacto no contexto do bem comum”.

“A escolha dos prefeitos e vereadores pode ser determinante para processos de superação de desigualdade social e melhor qualidade de vida para todos”, acrescentam.

Em seguida, recordam que, “para um melhor exercício da cidadania na sociedade democrática é conveniente que nossa atuação se prolongue após as eleições, no acompanhamento dos eleitos, através dos instrumentos que já existem para isso, e que é preciso conhecê-los”.

“O intuito é não só o de fiscalizar, mas também de colaborar positivamente no desenvolvimento das necessárias políticas públicas que garantam os direitos do cidadão”, completam.

Por fim, os Bispos do Regional Leste 1 da CNBB destacam que “o conhecimento e aprofundamento da Doutrina Social da Igreja neste tempo poderá fomentar a participação mais consciente e eficaz dos leigos na vida pública”.

Para ler a mensagem na íntegra, basta acessar AQUI.

Confira também: