Dois sacerdotes católicos no Líbano pediram aos fiéis de todo o mundo que se unam em oração pelas pessoas de seu país, após uma explosão no porto de Beirute que matou mais de 100 pessoas e deixou cerca de 5 mil feridos.

"Pedimos à sua nação que carregue o Líbano em seu coração neste momento difícil e depositamos nossa confiança em vocês e em suas orações, pedindo que o Senhor proteja o Líbano do mal por meio de suas orações", escreveu o Pe. Miled el-Skayyem da capela de São João Paulo II em Keserwan, Líbano, em um comunicado enviado à EWTN News nesta terça-feira, 4 de agosto.

 

Raymond Nader, um católico maronita (rito oriental) que vive no Líbano, ecoou o pedido do sacerdote. “Só peço orações agora de todo o mundo. Nós realmente precisamos de suas orações”, disse à CNA, agência em inglês do grupo ACI.

“Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Queridos irmãos e irmãs, estou enviando esta mensagem hoje à noite para pedir que rezem pelo nosso amado país, o Líbano", indicou por sua vez o Pe. Charbel Beirouthy, ex-superior do Santuário de Saint Charbel em Annaya, Líbano.

"Como sabem, ocorreu uma grande explosão em Beirute hoje à noite. Grande parte da cidade está destruída, muitas pessoas estão feridas e algumas perderam a vida".

"Peço-lhes cordialmente seu apoio. Por favor, ajude-nos com suas orações. E que o Senhor abençoe a todos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém", concluiu o sacerdote.

 

A explosão no porto de Beirute destruiu carros, janelas, provocou incêndios e danificou vários lugares da capital libanesa, onde vivem cerca de 350 mil pessoas, com uma área metropolitana que atinge 2 milhões de habitantes.

Segundo informa a CNN em Espanhol, os dados coletados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos mostram que a explosão foi tão forte que criou ondas sísmicas equivalentes a um tremor de 3,3 graus de magnitude.

"É um desastre enorme aqui e a cidade inteira está quase em ruínas com a explosão, que parece ter sido causada por uma combinação de elementos", explicou à CNA o jornalista libanês Antoine Tannous.

Segundo as autoridades libanesas, a origem da primeira explosão foi um carregamento de 2.750 toneladas de nitrato de amônio desprotegido.

Até agora, a tragédia causou mais de 100 mortes e mais de 5 mil feridos, além dos danos materiais na cidade.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em