Com o nome de “Fé e Política” a Conferência Episcopal Mexicana (CEM), lançou uma campanha que busca que os mexicanos tenham uma consciência de voto nos comícios do ano 2006.

A campanha propõe oficinas sobre “Participar e decidir o bem comum na justiça e a paz”, que se ministrarão em 15 regiões pastorais do México para rebater o abstencionismo e conscientizar aos cidadãos sobre a importância do voto.

O Arcebispo de Xalapa e presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social, Dom Sergio Obeso Rivera, explicou que a Igreja no México não pode “induzir a nossos fiéis a votar a favor de nenhum partido nem de nenhum candidato, mas sim nos sentimos na obrigação de enunciar os critérios gerais para que cada quem os considere, os avalie e deixando, insisto muito nisto, deixando o juízo último sobre por quem me determinar, em favor de quem emitirr o meu voto".

O Prelado reiterou que não se busca fazer política partidista, mas refletir sobre “o fato de que estamos em um ponto delicado do avanço para a democracia plena, com tentações de regressão autoritária”.

Desenho das oficinas

Inspirada na carta pastoral “Do encontro com  Jesus Cristo à Solidariedade com todos”, publicada pela CEM em 2000, a campanha Fé e Política está dividida em quatro módulos: Os cristãos frente à exigências da realidade: o bem comum; A participação cidadã: caminho para construir o bem comum; Nossa participação (bispos e sacerdotes) nos processos eleitorais: eleger em torno do bem comum; e Nossa participação nos processos cidadãos: decidir em torno do bem comum.

O secretário executivo da Comissão de Pastoral Social da CEM, Pe. José Antonio Sandoval, explicou que as oficinas são um instrumento metodológico e pedagógico que fomenta a participação e uma reta cultura democrática, que vai além das eleições.