O Papa Bento XVI aceitou a renúncia do Bispo de São Carlos de Ancud, Dom. Juan Luis Ysern, por motivos de idade, e dispôs para o governo pastoral da diocese Dom. Juan Florindo Agurto Muñoz, OSM, até agora Bispo adjutor da mesma jurisdição.

Dom. Agurto Muñoz, OSM, nasceu no Santiago em 19 de fevereiro de 1959. Filho do Juan Manuel Agurto e Flora do Carmen Muñoz, é o mais velho de quatro irmãos.

Em fevereiro de 1977 entrou para os Servos da Maria, e realizou seus estudos filosóficos no Seminário Pontifício de Santiago.

Foi ordenado sacerdote em 28 de junho de 1986 na paróquia Santa Teresita, de Santiago, pelo Cardeal Juan Francisco Fresno.

Entre 1988 e 1990 na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde obteve a Licenciatura em Teologia com especialização em Espiritualidade. Em 1991 na Faculdade Teológica Marianum, recebeu o diplomado na Mariologia.

Entre 1992 e 1995 ensinou Mariologia na Universidade Católica Blas Cañas e foi formador dos teólogos dos Servos da Maria em Santiago.

Em 1996 foi transferido para Coyhaique onde foi Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores.

Em 22 de outubro de 2001 o Papa João Paulo II o nomeou Bispo Adjutor da diocese de São Carlos de Ancud. Foi consagrado episcopalmente em 6 de janeiro de 2002, por Dom. Juan Luis Ysern. Seu lema episcopal é "Faça-se Tua vontade".