A agência Fides informou sobre o assassinato do sacerdote Ignacio Bara, de 48 anos, acontecido no 12 de setembro no estado de Jharkhand, na diocese de Simdega (nordeste da Índia).

Segundo as primeiras investigações, o Pe. Bara morreu por um ataque com arma branca enquanto tentava evitar um enfrentamento entre um grupo tribal e um grupo fundamentalista hindu, em uma área cruzada por lutas interétnicas.

A Conferência Episcopal da Índia condenou o homicídio do Pe. Bara e “pede uma investigação imediata para localizar aos culpados”, informou Fides.

Assim mesmo, referindo-se aos fatos, fontes católicas locais explicaram que o sacerdote interveio como pacificador em uma luta entre a associação tribal “Adivasi Adhilar Arranha Manch”, que organizou uma manifestação para discutir sobre as próximas eleições locais, e o grupo fundamentalista hindu “Shanti Sena”.

“Essa mesma tarde, o sacerdote foi atacado por uns homens em motocicleta que o esfaquearam”, informaram as fontes a Fides.

A morte do Pe. Ignacio Bara se une ao recente assassinato do vigário general da Diocese de Tezpur (Estado de Assam), Pe. Mathew Nellickal.