Pe. Juan Ricardo Company Marqués, é sacerdote da Arquidiocese de Valência (Espanha), tem 55 anos e sofre de uma grave doença neuromuscular degenerativa que o mantém em cadeira de rodas, mas assegura que Deus o abençoou "com a doença".

Na última sexta-feira, 24 de julho, Pe. Company tomou posse como cônego de honra da catedral de Valência e durante a cerimônia o sacerdote afirmou: "Deus, nosso Senhor, tudo, em maiúsculas, tudo, Ele fez bem na minha vida".

“Deus me presenteou com muitos dons de Sua misericórdia e sobre todos eles, o sacerdócio. Não consigo imaginar ou conceber minha existência sem ser sacerdote. Nada poderia me dar essa felicidade", enfatizou durante uma celebração presidida pelo Arcebispo de Valência, Cardeal Antonio Cañizares.

Pe. Company enfatizou que “nos últimos anos e até o fim da minha vida terrena, Deus me abençoou com a doença. Embora meus frutos fossem pobres, em seu cuidado amoroso me escolheu para me podar e que assim possa dar mais frutos. Se a minha gratidão por ser sacerdote já é imensa, torna-se ainda maior por ser sacerdote doente”.  

Segundo o site da Arquidiocese de Valência, este sacerdote sofre há 15 anos de fibromialgia severa agravada por outras doenças, obrigando-o a usar continuamente uma cadeira de rodas.

“Como não acolher com alegria aquilo que no exercício do ministério me ajuda a configurar-me cada vez mais e melhor com Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote! Ele, que conhece muito bem minha fraqueza, quis facilitar para mim. Só espero poder levá-la com dignidade no humano e sempre com visão sobrenatural”, afirmou.

Além disso, enfatizou que seu sacerdócio não está "limitado ou reduzido" pela doença, mas "elevado à sua essência, ao que a Igreja me pediu no dia da minha ordenação: ‘Recebe a oferenda do povo para apresentá-la a Deus. Toma consciência do que vais fazer e põe em prática o que vais celebrar, conformando tua vida ao mistério da cruz do Senhor’. Hoje, como então, ‘Deus que iniciou a boa obra em mim, ele mesmo a levará à conclusão’. Louvado seja o Santíssimo Sacramento".

Juan Ricardo Company Marqués recebeu a ordenação sacerdotal na Catedral de Valência (Espanha), em 1989. Iniciou seu ministério pastoral como vigário paroquial de Nossa Senhora dos Anjos, no bairro valenciano de Cabanyal, e serviu nos anos seguintes em outras paróquias até que em 1998, foi nomeado colaborador da Catedral de Valência como confessor e, em 2000, capelão do Hospital Universitário Geral de Valência.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: