O Bispo Emérito de Colatina (ES), Dom Décio Sossai Zandonade, decidiu abrir mão de algo especial para ele, seu Fusca de 50 anos, o qual chama carinhosamente de Oséias e que será rifado em prol do Santuário Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu.

Dom Zandonade gosta muito de Fuscas e já teve vários desde que era Bispo auxiliar de Belo Horizonte, todos eles receberam nomes de profetas, como Jeremias, Isaías, Jonas, e também foram doados em prol da Igreja.

Agora será a vez do Oséias, um Fusca fabricado em 1970. “Este é o mais simpático, bate mais forte no meu coração”, disse o Prelado ao site ‘A Gazeta’.

O Bispo, que é reitor do Santuário Nossa Senhora da Saúde, explicou que, “com a pandemia do novo coronavírus, as romarias estão suspensas, mas é preciso manter os projetos sociais. Por isso, resolvi abrir mão do ‘Oséias’ para ajudar na manutenção do santuário”.

E, embora o veículo seja cinquentenário, o Prelado garante que ele é praticamente um “moço”. “É um fusca modelo 1.300, branco, quase todo original, que usei muito nas minhas atividades pastorais”.

A rifa do Fusca Oséias está sendo vendida no Santuário de Ibiraçu e nas demais paróquias da Diocese de Colatina. Estão à venda 26 mil bilhetes, a R$ 20 cada. Dom Zandonade revelou ao site ‘A Gazeta’ que espera vender pelo menos 6 mil números.

O sorteio será no dia 21 de novembro, dia de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Diocese de Colatina.

Na página de Facebook do Santuário, de forma descontraída, anunciam que o prêmio da rifa, ou “Ação Entre Amigos”, é o “xodó” do Bispo Emérito. “Muito bem conservado, ‘Oséias’, um clássico dos anos 70, comemora neste ano Bodas de Ouro”, completa.

Mas, se por um lado Oséias está de partida, Dom Décio Sossai Zandonade já recebeu “Moisés”, um Fusca 1985, doado por um morador de Venda Nova do Imigrantes.

Por fim, o Prelado deixou uma lição: “Não devemos nos apegar aos bens materiais”.

Confira também: