O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera, exortou aos mexicanos a procurar a reconciliação nacional já que “há muitas situações que nos feriram e com as que também ferimos”, e mostrou sua confiança em que isto se pode obter no tempo que ainda resta ao atual governo.

Conforme informa a agência Notimex, o Cardeal assinalou que "agora que entramos na transição, convém a todos os partidos políticos que avancemos como povo"."Há muitas aspectos que eu acredito que a todos os partidos conviria avançar para que haja uma melhor contribuição fiscal e um melhor futuro nas questões energéticas, tanto em eletricidade, como em petróleo, em gás e outros", adicionou.

O Arcebispo de México também se referiu às reformas estruturais no país. Em sua opinião fazem falta, embora as possibilidades de que se aprovem dependem das distintas facções. Além disso, "pelo que vimos no Quinto Informe de Governo de Vicente Fox, esgotaram-se essas expressões do presidencialismo".

"É muito difícil –prosseguiu– chegar à concórdia porque não existe o sistema parlamentário, queremos permanecer com presidencialismo e ao mesmo tempo com um parlamentarismo. Seria terrível chegar a um momento em 2006 no qual as coisas se conservem como estão e triunfe um candidato à Presidência só com 12 por cento do eleitorado”, acrescentou.

O Cardeal Rivera também se referiu à relação da Igreja com o Estado e ao papel do Congresso. Criticou além disso a falta de uma verdadeira liberdade religiosa no país.