O Arcebispo Militar dos Estados Unidos, Dom Edwin O’Brien, declarou à Imprensa que os homossexuais deveriam abster-se de postular aos seminários e em caso contrário, estas casas de formação não deveriam aceitá-los.

Atualmente, uma delegação de funcionários do Vaticano percorre o país avaliando todos os seminários. A Santa Sé ordenou a revisão faz três anos em resposta ao escândalo sexual que sacudiu à Igreja no país. O ano passado, um estudo encontrou que a grande maioria de casos implicou a homossexuais. Dom O’Brien foi nomeado para fiscalizar esta visita.

Segundo a agência Associated Press, o Arcebispo reconheceu que há casos de candidatos ao sacerdócio que têm inclinações homossexuais e lutam por manter-se celibatários “mas geralmente as pressões são fortes no ambiente masculino e se tiverem ocorrido enganos passados, a Igreja realmente deve manter-se no lado seguro”.

Do mesmo modo, declarou ao jornal National Catholic Register que “qualquer pessoa involucrada em atividade homossexual, ou com fortes inclinações homossexuais, não deveria aplicar a um seminário nem ser aceito lá”, embora proclame ter conservado o celibato.

Sabe-se que a Congregação para a Educação Católica está elaborando esboços para os seminários nos que sustentaria que os homossexuais não podem ser admitidos nestes centros de formação.