Os três respiradores doados pelo Papa Francisco ao México para enfrentar a pandemia de coronavírus COVID-19 chegaram em 7 de julho e foram entregues às autoridades mexicanas.

Em carta dirigida, em 8 de julho, ao Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, o Núncio Apostólico no México, Dom Franco Coppola, indicou que, junto com os três respiradores, chegaram três bombas de infusão volumétricas e um oxímetro, com o fim de “aliviar os efeitos da emergência de saúde”.

"Sensível à grave situação que o mundo e, em particular, a América Latina está enfrentando por causa da Covid-19, o Santo Padre também quis expressar com atos concretos sua proximidade com as populações mais afetadas por essa pandemia", afirmou Dom Coppola, na carta à qual a ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, teve acesso.

De acordo com os Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, até o momento, "não existem medicamentos ou outras terapias atualmente aprovadas pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) para prevenir ou tratar COVID- 19”.

"A prática clínica atual inclui prevenção de infecções e medidas de controle e cuidados de apoio, incluindo oxigênio suplementar e suporte ventilatório mecânico quando indicado", assinalam os CDC.

O Governo do México informou que, em 14 de julho, foram confirmados "311.486 casos e 36.327 mortes por COVID-19" no país.

Em um comunicado divulgado em 15 de julho, a Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) indicou que "em 13 de julho, o governo federal, através do Diretor Geral do INSABI, Ministro Juan Antonio Ferrer, destinou o material ao estado de Querétaro".

Em um vídeo compartilhado no Twitter, o governador de Querétaro, Francisco Domínguez Servién, agradeceu a doação ao núncio, a López Obrador, ao diretor do Instituto de Saúde para o Bem-Estar (INSABI) e ao Papa Francisco.

 

O destino final dos equipamentos médicos, disse Domínguez Servién, será o Hospital Geral de San Juan del Río.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: