Logo depois da Audiência Geral das quartas-feiras, o Papa Bento XVI abençoou a estátua de São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei, instalada em um nicho externo da Basílica de São Pedro, no chamado braço de São José.

A estátua foi localizada na zona da Basílica que o Papa João Paulo II destinou para esculturas de Santos e fundadores de nosso tempo, onde também se contemplam as estátuas de São Gregório o Iluminador, apóstolo da Armênia; Santa Teresa dos Andes, São Marcelino Champagnat, fundador dos irmãos Maristas, entre outros.

Referindo-se à estátua, o Sumo Pontífice comentou que espera que "todos aqueles que a contemplarão sejam impulsionados a viver com ardente amor a obra cotidiana da redenção".

Antes da chegada do Santo Padre, o prelado do Opus Dei, Dom. Javier Echevarría; o Arcipreste da basílica vaticana, Card. Francesco Marchisano e o escultor, Romano Cosci, pronunciaram, cada um, discursos sobre o santo homenageado. Segundo Cosci, o santo fundador lhe concedeu um milagre quando caiu do andaime e teve uma fratura na cabeça que "graças a Deus e a São Josemaria não foi nada grave".