O Presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou que o pináculo da Catedral de Notre Dame será reconstruído como uma réplica do original que foi destruído no incêndio ocorrido em 2019.

O governo de Macron havia lançado anteriormente um concurso de arquitetura para apresentar uma variedade de sugestões para restauração. O presidente também pediu "uma reconstrução inventiva" da catedral com um design mais contemporâneo.

A possibilidade de um novo desenho para o pináculo do edifício histórico foi polêmica. Os desenhos propostos incluíram uma piscina na cobertura e um jardim sobre a catedral de 850 anos de antiguidade

No ano passado, o Senado francês aprovou um projeto de lei que exige a reconstrução de Notre Dame como era antes do incêndio.

A mudança de opinião de Macron sobre a construção do pináculo se deve ao desejo de concluir o projeto rapidamente, informou a BBC. Está previsto que Paris seja a sede dos Jogos Olímpicos em 2024 e a eleição de um novo desenho do pináculo atrasava a construção.

Desde a adoção da lei de 1905 sobre a separação entre igreja e estado, que formalizou a laicidade (uma forma estrita de laicismo público), os edifícios religiosos na França se tornaram propriedade do estado.

Na noite de 15 de abril de 2019, ocorreu um grande incêndio na Catedral de Notre Dame. O telhado e o pináculo ficaram destruídos. Logo após a meia-noite de 16 de abril, os bombeiros anunciaram que a estrutura principal da catedral havia sido preservada do colapso.

Os principais tesouros religiosos e artísticos da catedral foram resgatados e colocados em segurança quando começou o incêndio, incluindo uma relíquia da coroa de espinhos.

Originalmente construída entre os séculos XII e XIV, a catedral histórica da capital francesa é uma das igrejas mais reconhecidas do mundo e recebe mais de 12 milhões de visitantes a cada ano.

Seu pináculo foi construído no século XIII, mas foi substituído no século XIX devido a danos.

A catedral estava passando por algumas obras de restauração no momento em que ocorreu o incêndio, embora não se saiba se o fogo começou na área da obra.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: