O Bispo de Machala e Presidente da Conferência Episcopal Equatoriana (CEE), Dom. Néstor Herrera, pediu aos cidadãos que se esforçassem para "cultivar a coerência entre nossa fé e nossa vida como garantia segura de honestidade e transparência".

No manifesto o Prelado considera que "o robustecimento da institucionalidade do país depende de todos e não só da mudança de pessoas nas funções governamentais e de que se requer uma política de Estado que inclua, para todos e não só para alguns, os valores irrenunciáveis de liberdade, de responsabilidade e de justiça. Na medida em que se cultivam estes valores florescem a transparência e a paz".

Do mesmo modo, lamenta "o escândalo para intimidar aos que exercem a autoridade e conseguir benefícios, os comentários insalubres para fazer mal às pessoas, o afã desestabilizador, claro ou oculto, não só impedem que o Governo possa iniciar o processo de renovação e de robustecimento da institucionalidade mas sim geram descontentamento, desconfiança e anarquia".

No documento propõe aos políticos que "abram sua mente e coração para assumir a tarefa do bem da Pátria inteira sacrificando, se for necessário, interesses parciais; de que os meios de comunicação social privilegiem a verdade e a objetividade na informação e de que todos os equatorianos não fujam da austeridade e o sacrifício para superar as crises que ameaçam destruir o Equador".