Após o terremoto de 2016 que afetou a zona central da Itália, encontraram recentemente os sinos da Basílica de São Bento de Núrsia, templo emblemático dedicado a este padroeiro da Europa, sob 4 metros de escombros na zona central do templo.

 

A ACI Stampa, agência em italiano do Grupo ACI, ressalta que a descoberta "é um sinal de renascimento e esperança para a população atingida pelo terremoto de 2016". A notícia foi dada pela Superintendência de Belas Artes de Úmbria.

"Fazer ressurgir dos escombros os quatro sinos da Basílica é um sentimento emocionante e bom, símbolo de muitas fadigas", comenta a arquiteta Vanessa Squadroni e o diretor das obras de reconstrução, Giuseppe Lacava.

Após a suspensão da reconstrução devido ao coronavírus, as atividades na Basílica foram retomadas em junho.

"Vamos avançar o mais rápido possível. A comunidade de Núrsia e todo o país precisam de sinais importantes e passar para a fase de projeção da reconstrução da Basílica de São Bento o mais rápido possível”, disse a superintendente Rosamaria Mencarelli.

Um forte terremoto de 6,5 graus atingiu o centro da Itália às 7h41 de domingo, 30 de outubro de 2016, causando grandes danos em vários locais nas regiões da Úmbria e Marche. Também se sentiu em Roma, onde afetou levemente a Basílica de São Paulo Fora dos Muros.

O terremoto teve como epicentro os municípios de Castelsantangelo, Núrsia e Perci a uma profundidade de 10 quilômetros, segundo informou na época o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia.

Em Núrsia, a cidade mais afetada, a Basílica de São Bento e a Catedral de Santa María Argentea ficaram totalmente destruídas.

A Basílica de São Bento foi construída entre os séculos XIV e XVI sobre uma estrutura anterior. Sua cripta é uma construção antiga do século I, onde, segundo a tradição, o santo viveu.

Poucas horas depois do terremoto, os monges de Núrsia, junto com as religiosas e vizinhos, reuniram-se na praça em frente à Basílica de São Bento para rezar juntos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: