O Arcebispo do Munique–Freising, Cardeal Friedrich Wetter, reclamou maior valentia aos meios de comunicação para orientar o ser humano para uma reta ordem dos valores.

Conforme informou à agência Kath.net, o Cardeal Wetter explicou que "no âmbito dos meios de comunicação, precisam-se de vozes que assumam esta tarefa" e assinalou que os meios "não devem se deixar conduzir só por opiniões ou o que as pessoas dizem, mas sim saber-se obrigados por uma ordem de valores que corresponde ao ser e à dignidade das pessoas".

Nesta ocasião, o Cardeal Wetter destacou a necessidade e o significado de meios de comunicação eclesiásticas. Para ser intermediário de uma ordem de valores de orientação cristã, é necessário valentia, "inclusive valentia para comprometer-se com a Igreja", disse. "Esta valentia –continuou o Cardeal– não se dá no vazio, como demonstraram a recente Jornada Mundial da Juventude em Colônia ou o funeral de João Paulo II e a eleição de Bento XVI. As vozes que dão testemunho da vida da Igreja, têm futuro e são necessárias".

Explicou também que para muitos, a imagem da Igreja é determinada pelos meios. A Igreja, entretanto não depende de sua imagem como instituição, mas sim de responder às perguntas que todo ser humano se faz no mais íntimo. "A Igreja deve manter essa viva pergunta também através dos meios, e assim poder guiar as pessoas ao encontro de Deus. Disso depende a reta imagem e compreensão da existência humana", assinalou o Cardeal.