O Papa Francisco confiou ao núncio apostólico Dom Mario Giordana a atualização do Estatuto da Fábrica de São Pedro, para isso, foi nomeado como Comissário Extraordinário desta instituição da Cúria que se encarrega da administração da basílica vaticana.

Essa nomeação ocorre após a recente promulgação do Motu Proprio "Sobre transparência, o controle e a concorrência nos procedimentos de adjudicação dos contratos públicos da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano".

O Pontífice fez essa nomeação na segunda-feira, 29 de junho e, além da redação dos novos estatutos, a responsabilidade de Dom Giordana também consiste em "tornar transparente a administração e reorganizar os escritórios administrativos e técnicos da Fábrica", segundo se assinala em um comunicado divulgado pela Sala de Imprensa do Vaticano.

Para realizar esta "tarefa delicada", o novo Comissário Extraordinário contará com a ajuda de uma comissão.

Conforme se explica no comunicado de imprensa, "tal escolha também segue uma assinalação proveniente dos escritórios do Auditor Geral, que levou, na manhã desta terça-feira, 30, à apreensão de documentos e dispositivos eletrônicos nos escritórios técnicos e administrativos da Fábrica de São Pedro".

"Esta última operação foi autorizada com o decreto do Promotor de Justiça do Tribunal, Gian Piero Milano, e do Adjunto, Alessandro Diddi, após informação prévia à Secretaria de Estado".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: