O Santuário de Fátima anunciou hoje a existência de 24 casos positivos de Covid-19 entre colaboradores e membros do coro após ter testado um total de 334 pessoas envolvidas no trabalho pastoral. A instituição aproveitou para desejar a todos “uma rápida recuperação”.

Segundo nota enviada à Agência ECCLESIA do episcopado português, “todos os casos têm ligação ao coro do Santuário e os colaboradores da Instituição não têm qualquer contacto com os peregrinos. Os pacientes infetados encontram-se em casa, com o devido acompanhamento, e não inspiram, até à data, especiais cuidados.

Ainda segundo Ecclesia, o Santuário “identificou já todos os contactos diretos com os pacientes infetados”, enviando-os para casa, para cumprirem o isolamento profilático determinado nestas situações, ainda que tenham testado negativo.

“Analisados estes resultados, ouvida a autoridade de saúde competente, com quem o Santuário tem estado em total e estreita articulação, considera-se que o foco de infeção está circunscrito, não estando em causa a segurança e a saúde de colaboradores e peregrinos”, acrescenta a nota de imprensa.

"Apesar desta situação, o Santuário não encerrou serviços e mantém todas as celebrações, assumindo o objetivo de “garantir todas as condições de saúde e segurança de todos os colaboradores e peregrinos”, informa a agência oficial de notícias dos bispos de Portugal.

“Renovamos o pedido a todos quantos nos visitam para cumprirem as regras de distanciamento social e o uso de máscara nos espaços do Santuário fechados ou com muita gente”, acrescenta o texto do Santuário mariano português.

Vale recordar que no dia 21 de junho, o Santuário afirmou ter acionado de imediato o seu Plano de Contingência em articulação com a Autoridade de Saúde logo que soube da existência do primeiro caso positivo e “mantém um acompanhamento rigoroso e permanente da situação de forma a garantir o máximo de bem-estar e as melhores condições de saúde e segurança no acolhimento de peregrinos”.

“Continuaremos atentos e disponíveis para tomar as medidas adequadas e proporcionais às exigências de cada momento, num espírito de serviço e missão, em prol da segurança e da saúde de todos”, concluía o comunicado.

Portugal, até o fechamento desta edição, reportou 39.737 casos confirmados de Covid-19 e 1.540 óbitos desde o início da pandemia.

Confira também: