O Vaticano colocou em circulação a partir desta terça-feira, 23 de junho, uma nova edição de moedas de euro de curso legal e selos postais.

Trata-se de uma moeda comemorativa de 2 euros dedicada ao centenário do nascimento de São João Paulo II, das quais serão emitidas 70 mil unidades.

Em declarações à agência italiana do grupo ACI, o diretor da Zecca do Estado da Cidade do Vaticano, Mauro Olivieri, explicou que os aniversários mais importantes são comemorados com as moedas de 2 euros e não em moedas de ouro ou prata, que têm muito menos difusão.

Além disso, as moedas de 2 euros podem ser usadas em qualquer país da zona do euro, enquanto moedas de ouro e prata são reconhecidas apenas no Vaticano.

Olivieri destacou que esta moeda deveria ter entrado em circulação em maio passado, mas devido à epidemia de coronavírus, teve que ser adiada para esta terça-feira, 23 de junho.

Por outro lado, o Departamento Numismático da Santa Sé também emitiu uma moeda de edição especial bimetálica de 5 euros por ocasião do 250º aniversário do nascimento do compositor Ludwig van Beethoven; uma moeda de 10 euros sobre o Batismo; e uma moeda de ouro de 100 euros por ocasião da Constituição Apostólica do Concílio Vaticano II Dei Verbum.

Também foram emitidas várias séries filatélicas com selos de 1,10 e 1,15 euros, por ocasião do centenário da morte de Santa Teresa dos Andes, e outros temas.

Confira também: