Na manhã deste domingo, 21 de junho, faleceu, aos 104 anos, o Arcebispo Emérito de La Serena (Chile), Dom Bernardino Piñera Carvallo, que era o bispo mais idoso do mundo e tio do atual presidente Sebastián Piñera.

O jornal chileno La Tercera informou que, embora o prelado "tenha contraído COVID-19 como resultado de um surto detectado no lar de idosos onde morava", "descartou-se que essa tenha sido a causa de sua morte".

A Conferência Episcopal Chilena informou que a morte de Dom Piñera aconteceu no Lar Santo Cura de Ars, em Santiago do Chile, onde estava sendo atendido. Semanas antes, havia sido internado na UC San Carlos de Apoquindo, após registrar um surto de coronavírus na casa das Irmãzinhas dos Pobres, onde residia anteriormente.

“Unimo-nos em oração diante do altar do Senhor pelo descanso eterno de quem foi Arcebispo de La Serena, de 1983 a 1990. Os sacerdotes, diáconos, pessoal consagrado e fiéis lembram-se dele com gratidão, valorizam suas profundas homilias, simplicidade de pastor e clareza para assinalar o caminho da fé e do amor a Jesus Cristo Salvador em tempos difíceis, bem como sua disposição amável de colocar suas capacidades pessoais a serviço do Reino”, declarou o atual Arcebispo de La Serena, Dom René Rebolledo Salinas.

Seu funeral foi realizado em privado no domingo, 21, no Parque del Recuerdo, informou o jornal La Tercera.

Dom Bernardino Piñera Carvallo foi Arcebispo emérito de La Serena e completou 104 anos em 22 de setembro de 2019.

Estudou medicina na Pontifícia Universidade Católica do Chile. Formou-se em 1941 e foi ordenado sacerdote aos 31 anos, em 5 de abril de 1947.

Foi assessor geral da Ação Católica e assessor nacional da Associação Nacional da Juventude Católica Feminina. Entre 1948 e 1958, foi capelão do Lar da Doméstica; e, de 1950 a 1953, foi Vice-reitor da Pontifica Universidade Católica do Chile.

O Papa Pio XII o nomeou Bispo Auxiliar de Talca em 11 de fevereiro de 1958 e, em 10 de dezembro de 1960, foi designado Bispo de Temuco.

Um acontecimento importante foi ter participado de quatro sessões do Concílio Vaticano II (1962-1965), evento que considera o mais importante que provocou a mudança na "eclesiologia, ou seja, na visão da Igreja dos teólogos".

Em 28 de dezembro de 1977, apresentou sua renúncia ao Beato Paulo VI para dedicar-se por completo às suas funções como Secretário Geral do Episcopado. Em 1983, São João Paulo II o nomeou Arcebispo de La Serena.

Naquele mesmo ano também assumiu o cargo de presidente do Episcopado, no qual permaneceu até 1988.

Em 1990, retirou-se da Arquidiocese de La Serena ao chegar à idade limite de 75 anosa

"Eu desfrutei da minha vida de sacerdote e desfrutei da minha vida de bispo, e eu sou agora o bispo mais antigo e mais velho do mundo", expressou Dom Piñera à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, numa entrevista realizada em 2018.

Nesse mesmo ano, durante sua visita apostólica ao Chile, o Papa Francisco se encontrou com Dom Piñera e o parabenizou por seu aniversário de 60 anos como bispo. Ele o descreveu como uma "bela memória vivente".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em