Após 44 anos de história, a Paróquia de Santo Antônio, na diocese de Sinop, no Mato Grosso, pôde receber em seu templo uma relíquia de primeiro grau com massa óssea do seu padroeiro. A deposição no relicário foi feita no sábado passado, 13, pelo bispo diocesano, Dom Canísio Klaus, durante a celebração festiva do dia de Santo Antonio.

“O costume de depositar relíquias de santos no interior das igrejas remonta os primeiros séculos da Igreja Católica. Essa comunhão dos santos significa nossa união e ligação. A Igreja é corpo de Cristo”, afirmou Dom Canísio.

Durante a celebração, o bispo se dirigiu ao relicário, localizado na entrada da igreja, para colocar as relíquias após um momento de oração.

 

“Que sejamos cada vez mais movidos pela santidade, que possamos viver também as virtudes de Santo Antonio e que ele seja o nosso grande intercessor na busca pela santidade, que é a vocação para a qual todos fomos chamados. Como nos pede o próprio Cristo Jesus, ‘sede santos como Eu sou santo’”, motivou o prelado.

Também no início da celebração, a artista plástica, Mari Bueno, que executou a arte do relicário, informou que a doação da relíquia foi prometida em 2015, pelo padre Enzo Poiana, que na época era o reitor da Basílica de Pádua, na Itália, onde está o corpo de Santo Antonio. Um ano após, em 2016, ele faleceu de infarto e a concretização do envio só foi possível a partir de um novo pedido.

“Poucas igrejas no mundo tem uma relíquia como essa. Na Igreja Católica, as relíquias são classificas em três graus conforme a maior ou menor importância. Uma relíquia de primeiro grau contém parte do corpo, tais como ossos, unhas, cabelos e sangue. As de segundo grau são objetos de uso pessoal, como roupas, cajados e crucifixo. Já as que são de terceiro grau são objetos que foram tocados ou que tocaram o corpo do santo” explicou Mari. 

O documento da Província Italiana de Santo Antonio de Pádua dos Franciscanos Menores Conventuais, lido pelo pároco, padre Roberto Gottardo, destacou que o envio da relíquia ex massa corporis de Santo Antônio (‘do corpo de Santo Antônio’) é feita para a edificação de todas as pessoas que freqüentam a paróquia.

“É importante observar que as relíquias que estamos doando não são para o culto pessoal, mas destinam-se à veneração pública dos fiéis. Estamos convencidos que a sua presença será fonte de inspiração para todas as pessoas. Que nosso santo interceda por todos, conduzindo-os a um amor incondicional ao Senhor e a um testemunho convincente de vida cristã”, disse o texto.

Confira o vídeo da transmissão:

https://www.youtube.com/watch?v=h_ljUzaJEUI

Veja também: