Organizada pela Comissão Episcopal de Pastoral Social e a Fundação Paulo VI, até  quinta-feira se realizará em Madri o 14° Curso de Formação de Doutrina Social da Igreja titulado ”A presença da Igreja em uma sociedade plural”.

O evento foi inaugurado ontem  pelo Arcebispo de Besançon (França) e presidente do Conselho Nacional da Solidariedade, Dom André Lacrampe, com a exposição “a laicidade francesa e as religiões: um desafio”.

No Curso, o representante de Cáritas Espanha, Victor Reyes, a secretária geral do Movimento Ação Católica, Lourdes Azorín, e o professor da Universidade Autônoma de Madri, Félix García, discutirão sobre “o Rol dos protagonistas da sociedade plural: meios de comunicação,  poderes públicos, universidades e  partidos políticos”.

Do mesmo modo, a diretora da Revista Vida Nova, Ninfa Watt, o diretor do Centro de humanização da saúde de Três Cantos, José Carlos Bermejo, e  o representante da Delegação diocesana de ensino de Madri, Carlos Esteban, debaterão sobre “Os cenários de laicidade: política, educação, sanidade,  cultura e arte”.

O evento ao que assistem ao redor de 150 participantes culminará com a conferência “Atualização da Constituição Gaudium et spes para a Igreja e para a sociedade de hoje”, a cargo do consultor do Conselho Pontifício Justiça e Paz, Sergio Bernal.