No dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebrada nesta sexta-feira, 19, o Rio de Janeiro tem mais um motivo para comemorar. Já há data marcada para o retorno das missas com a presença dos fiéis. Pelos meios digitais, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, deu a boa notícia: “A partir do dia 4 de julho serão retomadas as celebrações presenciais”.  

“Nós vamos dar esse passo. Que possamos respeitar o desejo dos fiéis. Como o salmista, nós rezamos: ‘Que alegria quando me disseram, vamos a casa do Senhor’. Que Deus nos ajude a viver esse momento com responsabilidade e ao mesmo tempo com muita alegria”, disse Dom Orani.

O cardeal afirmou que não há nenhum impedimento jurídico, porque o Tribunal de Justiça do Estado validou as orientações e os decretos do Estado e do Município. A decisão foi tomada depois de consultar os bispos auxiliares e vigários episcopais, sobre a situação atual da região de cada vicariato e a realidade concreta dos hospitais.

“Consultamos também um grupo de médicos infectologistas que são conselheiros da Arquidiocese e percebemos que é o momento de voltar a ter celebrações presenciais em nossas igrejas”.

Continua válida a questão da dispensa de preceito dominical para as pessoas dos grupos de risco. “As paróquias devem providenciar a Eucaristia para as pessoas que ficam em casa por esse motivo e as transmissões pelos meios de comunicação continuam para todos participarem mesmo de longe”.

Desde o dia 7 de junho as paróquias receberam as orientações de como fazer as celebrações, com as informações referentes à higienização, modo de celebrar, quantidade de pessoas etc. O número de participantes não deve ultrapassar um terço da capacidade da igreja, é preciso usar máscaras e deve ser respeitado o distanciamento.

“A Igreja, responsável pela vida em todos os momentos desde a concepção até a morte natural, deve ter a preocupação de providenciar nos locais de celebração um ambiente seguro e saudável”, orientou o cardeal.

As “Orientações Arquidiocesanas para as celebrações com presença do povo” também prevêem a possibilidade de marcação prévia do horário para comparecer à missa, para evitar filas e lotação. Para esse fim, foram sugeridas plataformas digitais como a Sympla, telefonemas à secretaria e grupos de WhatsApp.

Antes que as igrejas sejam abertas para as celebrações, a Arquidiocese aconselha que seja feita uma higienização completa nos espaços da paróquia, se possível, com empresas competentes nessa área.

As portas e as janelas devem estar bem abertas para uma adequada ventilação e quando o ar condicionado for usado deverá ser equipado com o sistema de filtros tipo HEPA ou similar.

Sobre a Comunhão Eucarística, é orientado que seja distribuída preferencialmente nas mãos, devendo comungar na frente do ministro. A máscara de proteção só deverá ser retirada momentaneamente para receber a Sagrada Hóstia e depois precisa ser recolocada.

Confira a íntegra do documento AQUI

Leia também: