A sala de imprensa da Santa Sé anunciou nesta sexta-feira, 12 de junho, que o Papa Francisco nomeou a professora Antonella Sciarrone Alibrandi como membro do conselho de administração da Autoridade de Informação Financeira (AIF) e a senhora Raffaella Vincenti, como chefe do escritório da Biblioteca Apostólica do Vaticano.

Trata-se de duas novas mulheres que o Papa Francisco elege para ocupar cargos diretivos na Santa Sé.

A professora Antonella Sciarrone Alibrandi é pró-reitora vigária da Universidade Católica do Sacro Cuore (Itália) e a senhora Raffaella Vincenti foi secretária da Biblioteca Apostólica do Vaticano.

Mulheres na Santa Sé

Nas últimas décadas "as coisas mudaram muito em relação ao papel das mulheres na Igreja", descreveu à EWTN e à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, Flaminia Giovanelli, que trabalhou no Vaticano por quase 45 anos: desde 1974, no Pontifício Conselho para Justiça e Paz; em 2010, foi nomeada pelo Papa Bento XVI como subsecretária deste Pontifício Conselho; e em 2017, foi nomeada pelo Papa Francisco como subsecretária do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral até o momento de sua aposentadoria, em 2019.

“Nestes quase 45 anos, as coisas mudaram muito. Há mais mulheres trabalhando na Cúria Romana e existem diferentes papéis que as mulheres desempenham na Cúria e na Igreja”, assinalou Giovanelli.

Nessa linha, Flaminia enfatizou que investir no âmbito laboral em mulheres casadas é "um bom investimento a longo prazo", pois, por exemplo, elas têm "maior flexibilidade, habilidade multitarefa e mais responsabilidade".

Por esse motivo, Flaminia Giovanelli concluiu que "são boas bases para a construção de novos papéis para as mulheres na Igreja e no serviço da Santa Sé".

Mulheres nos cargos diretivos do Vaticano

Em 2017, o Papa Francisco nomeou Barbara Jatta, diretora dos Museus Vaticanos e elegeu duas mulheres como subsecretárias do Dicastério para os leigos, família e vida: Linda Ghisoni e Gabriella Gambino.

Além disso, no Dicastério para a Comunicação, outras duas mulheres ocupam cargos de liderança: Natasa Govekar é chefe do departamento teológico pastoral e Cristiane Murray é vice-diretora da sala de imprensa da Santa Sé.

Finalmente, em janeiro de 2020, o Santo Padre nomeou, pela primeira vez, uma mulher para um cargo diretivo na Secretaria de Estado do Vaticano; Francesca Di Giovanni, subsecretária da seção para as Relações com os Estados.

Di Giovanni trabalhou desde 1993 na seção de Relações com os Estados no setor multilateral da Secretaria de Estado do Vaticano e havia trabalhado no setor jurídico-administrativo no Centro Internacional da Obra de Maria (do Movimento dos Focolares).

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: