O Papa Francisco nomeou como novo Bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG) a Dom Francisco Cota de Oliveira, até agora Bispo Auxiliar de Curitiba. Ele sucede a Dom Aloísio Jorge Pena Vitral, de 65 anos, cuja renúncia foi aceita depois do pedido que fez em novembro de 2019 para “se dedicar a novos caminhos pastorais, mais voltados para uma espiritualidade do cotidiano”, segundo informa o site da diocese de Sete Lagoas.

Dom Francisco Cota de Oliveira, nasceu em 5 de agosto de 1969 em Onça do Pitangui, diocese de Divinópolis, no estado de Minas Gerais. Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte (1992-1994) e Teologia no Instituto Dom João Rezende Costa da Arquidiocese de Belo Horizonte (1995-1998).

Em 1º de agosto de 1999, foi ordenado sacerdote, encarnando-se na diocese de Divinópolis.

Exerceu, entre outros, os seguintes cargos: Pároco de Nossa Senhora do Carmo, em Carmo do Cajuru (MG); pároco de Sant’Ana, em Itaúna (MG); e pároco de Nossa Senhora do Pilar, em Pitangui (MG); conselheiro Diocesano da Juventude; Professor do Seminário Propedêutico, do Seminário de Filosofia e do Curso de Teologia para Leigos.

Ele também foi Vigário Forâneo; promotor de Justiça do Tribunal Eclesiástico Diocesano; membro do Conselho Diocesano de Assuntos Econômicos como Ecônomo Adjunto.

Em 7 de junho de 2017, foi nomeado Bispo Auxiliar de Curitiba e recebeu a ordenação episcopal em 26 de agosto do mesmo ano.

Dentro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora.  

Confira também: