Depois que um surto de coronavírus COVID-19 infectou metade das religiosas de um convento no norte da Itália e matou nove delas, foi informado que a última irmã hospitalizada recebeu alta e o restante da comunidade testou negativo.

O convento das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade de Dom Orione está localizado na cidade de Tortona, na província de Alexandria, no norte do país.

"Neste momento, toda a comunidade testou negativo", assegurou a irmã Gabriella Perazzi ao jornal italiano La Stampa, em 8 de junho.

Um grupo de religiosas recebeu alta do hospital local em Tortona e outras 14 que estavam em quarentena em outra residência também retornaram ao convento.

No entanto, as irmãs disseram que ainda estão mantendo distanciamento social enquanto moram juntas como comunidade. Elas participam da Missa em um santuário próximo, em vez de participarem no convento, para que possam ter mais espaço para se sentar a certa distância.

“Durante o período de confinamento, todas perdemos a Missa presencial. Acompanhamos as celebrações na televisão e vimos as irmãs dedicarem ainda mais tempo à oração”, disse a irmã Perazzi.

"As irmãs que voltavam do confinamento solitário em Mater Dei disseram que foi como fazer um retiro de exercícios espirituais, cada uma em seu próprio quarto, assustadas e angustiadas com as notícias vindas do hospital, onde quase todos os dias morria uma irmã" adicionou.

Ao saber do sofrimento das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade em Tortona, o Papa Francisco escreveu uma carta à sua Superiora Geral, Madre Mabel Spagnuolo, em maio, em resposta a um e-mail que ela enviou ao Santo Padre enquanto a Itália permanecia sob quarentena.

O Papa Francisco escreveu: “Nesse momento, devemos ter coragem: Coragem na oração e coragem na ação. Eu rezo por ti e pela comunidade; por favor, não te esqueças de fazê-lo por mim. Que Jesus te abençoe e a Santa Virgem te proteja".

A casa mãe em Tortona está intimamente relacionada ao fundador da ordem, São Luigi Orione (1872-1940), que também fundou os Filhos da Divina Providência, uma ordem de sacerdotes e irmãos dedicados ao cuidado de idosos, deficientes e desfavorecidos.

"Muitas vezes as Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade compartilhamos o objetivo de compartilhar a vida dos pobres e dos últimos, suas vidas frágeis", comentou a irmã Gabriella Perazzi ao Vatican News, em março.

Depois que a Cruz Vermelha evacuou 18 irmãs da comunidade para um hospital em 12 de março, as religiosas restantes foram colocadas em quarentena em outra residência.

A irmã Gabriella e outra irmã ficaram na Casa Mãe para cuidar de seis religiosas mais velhas que não haviam testado positivo para o coronavírus, mas sofriam de outros problemas de saúde.

"Ficamos porque essas irmãs precisam de ajuda e nossa Casa Mãe é para nós uma espécie de lar de retiro, onde as [irmãs] vêm depois de uma vida de serviço", disse.

“Neste momento, compartilhamos as vidas de muitas pessoas que em toda a Itália e no mundo experimentam a fragilidade diante de seus rostos de algo que chega e afeta a vida de uma família ou de uma comunidade religiosa. Acho que o Senhor nos chama hoje a servir aqui, nesta precariedade", acrescentou.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em