O Bispo do Sincelejo, Dom. Nel Beltrán, foi nomeado pelo governo colombiano como um dos cinco membros da Comissão Nacional de Reparação e Reconciliação, entidade encarregada de pôr em funcionamento a Lei de Justiça e Paz, marco jurídico que dá a possibilidade de que os membros dos grupos armados deixarem as armas.

Junto com o Dom. Beltrán, foram nomeados o politólogo Eduardo Pizarro Leongómez e o facilitador de paz da Antioquia (nordeste da Colômbia), Jaime Jaramillo Panesso. Ainda se espera que o Presidente da República, Álvaro Uribe, faça a nomeação de duas pessoas mais que conformariam o quinteto.

Entre as funções desta Comissão está a de garantir às vítimas sua participação em processos de paz; apresentar um relatório público sobre o surgimento e evolução dos grupos armados ilegais e acompanhar e verificar os processos de reincorporação dos homens à margem da lei à vida civil. A data da primeira audiência da Comissão ainda não está definida, mas se sabe que será em La Gabarra, Norte de Santander, fronteira com a Venezuela.