O Papa Bento XVI recebeu em audiência privada a velhos amigos e cidadãos de Pentling, onde viveu vários anos, e embora não tenha determinado uma data exata, assegurou que visitará a cidade alemã de Ratisbona em ano 2006 e dedicará um tempo a visitar Pentling e sua antiga "casinha".

O Santo Padre recebeu os representantes do Conselho da Cidade e outro grupo de cidadãos de Pentling na Sala Suíça. O sacerdote Wolfgang Beinert, professor da Universidade de Ratisbona, velho amigo e colega do Papa, disse que esteve preparando todo o ano uma viagem a Roma, desde a época em que ninguém podia imaginar que seu velho amigo seria eleito Sumo Pontífice.

O Papa Bento XVI aproveitou visivelmente bem a audiência de duas horas e meia, em que recordou seus dias em Pentling, e evocou inclusive os mascotes de Rupert Hofbauer, um antigo vizinho.

O Santo Padre recebeu de mãos do prefeito, um quadro representando sua antiga casa, "para que quando Sua Santidade sentir saudades, possa fazer-lhe uma visita", disse Albert Rummel, o burgomestre, que afirmou também estar "muito orgulhoso de poder estar hoje aqui".

Também entregou ao Santo Padre um livro com as assinaturas de todos os cidadãos de Pentling cumprimentando sua eleição como Pontífice, e um pacote com desenhos das crianças da cidade, expressando seus bons desejos ao Bento XVI. A audiência terminou com uma Missa presidida pelo Papa e concelebrada pelo Padre Beinert.