O Presidente da Conferência Episcopal Colombiana (CEC) e Arcebispo de Tunja, Dom Luis Augusto Castro, convidou aos colombianos a trabalhar pela consecução da paz, de uma saída negociada e apoiada no diálogo e o respeito.

No marco do Congresso Nacional de Iniciativas pela Paz, que se está realizando na Biblioteca do Banco da República, Dom Castro expôs na conferência inaugural, dez “desejos” que tem sobre a situação da Colômbia. Expondo-os um a um, o Prelado colocou como primeiro desejo a consecução da paz neste país como “dom e tarefa”, pedindo aos colombianos invocar a Deus para poder obter que este propósito se consolide.

Do mesmo modo, o Prelado expressou seu desejo pela “liberação de todos quão seqüestrados há no país, tanto dos que são vítimas da extorsão como os chamados seqüestrados políticos” e convidou aos seqüestradores a deixar “aflorar o melhor de sua humanidade para que as considerações humanitárias sobressaiam sobre as considerações políticas e sejam aquelas o motor que os leve a decisão de liberá-los”.

Também manifestou sua esperança em que as pessoas que deixaram as armas, se transformem em homens e mulheres de paz mediante um processo educativo, cultural, espiritual e social de reinserção”.

Referindo-se ao tema da vida, Dom Castro recordou a necessidade de “defender a vida da concepção até a morte, a vida do não nascido, do menino, do jovem chamado às armas, do ancião, dos deslocados, dos ameaçados, dos empobrecidos e de todas as vítimas que vivem sumidas na dor”.

O Prelado convidou aos participantes no Congresso Iniciativas pela Paz, a “trabalhar pela paz” e entrar em “profunda sintonia, em uma rede de colaboração maravilhosa, nos considerando cada um como um fio precioso e indispensável para tecer o tapete da paz da Colômbia”. Por outra parte, chamou à sociedade civil a ser cada vez mais forte política, cultural e espiritualmente para comprometer-se decididamente pela paz”.

Voto pela paz

O Congresso Nacional de Iniciativas pela paz, faz parte da Semana pela paz, organizada pela CEC e diversas ONGs do país.

A Semana pela paz, iniciou em domingo passado e finalizará em 11 de setembro com a instalação de mil mesas de votação na localidade de Simón Bolívar, na capital do país, zona que apresenta graves índices de violência e morte entre a população jovem. Nestas mesas, adultos e jovens utilizarão um cartão eleitoral pela paz e os meninos votarão pelo relançamento do “Mandato dos Meninos e as Meninas pela paz”, criado em 1996.

Conforme informou Ana Teresa Bernal, diretora da Rede Nacional de Iniciativas pela Paz e contra a Guerra (Redepaz), o objetivo da votação é que se “respeite a vida neste setor, onde, tão somente este ano, foram assassinados 150 jovens. A iniciativa está apoiada pela "Registraduría Nacional” organismo encarregado de contabilizar os votos, como o fizeram em 1997 quando mais de 10 milhões de colombianos votaram pela paz.