O Arcebispo Emérito de Sydney, Card. Edward Clancy, expressou seu entusiasmo pela decisão da Santa Sé de celebrar em Sydney a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2008.

Em declarações ao sítio Web australiano Online Catholics, o Cardeal assinalou que a JMJ é uma “injeção de valores espirituais que poderia ajudar a quebrar o círculo vicioso do alcoolismo e suicídio entre os jovens australianos”, considerando-o como um evento para que a juventude do país reflita sobre os valores espirituais e os leve a uma mudança de vida, que lhes permita “refletir sobre as questões da vida e a morte, sobre o Evangelho e sobre a chamada de Jesus Cristo para cada homem".

“Existe um laicismo difuso –adicionou o Cardeal Clancy– que consiste em dar ênfase aos bens materiais, ao prazer, ao dinheiro e as coisas que o dinheiro pode comprar. Mas, apesar dos tempos difíceis para o Cristianismo, a JMJ do 2008 animará a todos os australianos a reconsiderar as grandes questões existenciais e a mensagem de Jesus Cristo”, particularizou o Cardeal.

Soube-se também que um dos lemas propostos para esta JMJ Sydney 2008 é “Tome sua cruz e me siga”.