Em 18 de maio, o Papa Francisco enviou uma carta ao reitor da Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino (Angelicum), Pe. Michał Paluch, por ocasião da inauguração nesta casa de estudos do Instituto de Cultura São João Paulo II, no centésimo aniversário de nascimento do Pontífice polonês.

“São João Paulo II é ao mesmo tempo o inspirador e o primeiro e mais importante artífice desta obra, com o rico e multiforme patrimônio que ele deixou e com o exemplo de seu espírito aberto e contemplativo, apaixonado por Deus e pelo ser humano, pela criação, pela história e pela arte”, disse o Papa Francisco em sua carta.

“As várias experiências de sua vida, em particular, os dramas da época e os sofrimentos pessoais, interpretados à luz do Espírito, o levaram a desenvolver uma reflexão profunda sobre o homem e suas raízes culturais, como referência imprescindível a toda proclamação do Evangelho”, continuou.

O Santo Padre enfatizou que "precisamos manter essa atitude viva, se queremos ser uma Igreja em saída, uma Igreja que não se contenta em conservar e administrar o existente, mas quer ser fiel à sua missão".

Francisco agradeceu a todos os envolvidos no novo Instituto de Cultura São João Paulo II, especialmente "aos representantes das duas fundações polonesas, Futura Iuventa e Saint Nicholas, que apoiam" o projeto.

Seu principal objetivo, explicou o Santo Padre, “é refletir sobre a cultura contemporânea. Para isso, os promotores desejam aproveitar a colaboração dos mais eminentes filósofos, teólogos e homens e mulheres da cultura, em sua expressão mais ampla”.

“Estou muito feliz que essa iniciativa se realize na Universidade Santo Tomás de Aquino. O Angelicum de fato hospeda uma comunidade acadêmica composta por professores e estudantes provenientes de todo o mundo. É um local adequado para interpretar os importantes desafios das culturas de hoje", afirmou Francisco.

O Papa também destacou que "a tradição da Ordem Dominicana, com o importante papel ocupado pela reflexão racional sobre a fé e seus conteúdos, articulada de forma magistral pelo Doutor Angélico, só pode favorecer este projeto, para que seja marcado pela coragem da verdade, pela liberdade de espírito e pela honestidade intelectual”.

Confira também: