O Santuário de Lourdes reabre suas portas aos fiéis, mas apenas parcialmente. Ele foi fechado ao público em 17 de março devido à pandemia de Covid-19, o que representou o fechamento mais longo de sua história.

O reitor do Santuário Mariano francês, Monsenhor Olivier Ribadeau Dumas, anunciou a reabertura que ocorrerá no sábado, 16 de maio, à tarde.

"É um grande sinal de esperança, fico muito feliz", disse Monsenhor Dumas, que aproveitou a ocasião para lançar um apelo: "Ajude o Santuário a se reerguer".

"Os inúmeros testemunhos e intenções de oração que chegam até nós confirmam que o papel deste santuário é estar no coração pulsante da oração pelo mundo e com o mundo", acrescentou o reitor, revelando também que se espera um déficit financeiro de aproximadamente 8 milhões de euros nas contas do Santuário francês, que é um dos mais visitados da Europa.

"Todos os dias as peregrinações organizadas cancelam sua participação e o santuário prevê uma temporada quase nula, sem a presença de peregrinos enfermos. Os recursos do santuário estão estritamente ligados à participação dos peregrinos. Sem a presença deles, sem as ofertas no local, Lourdes não poderá sobreviver ", disse o reitor novamente.

A reabertura parcial inclui algumas restrições de acesso: só serão permitidas as entradas entre 14h e 18h, o uso da máscara será obrigatório e os grupos não podem exceder o limite de 10 peregrinos. Na Igreja de Santa Bernadette, também haverá a oportunidade de que os peregrinos se confessem com o sacerdote.

A França é o quinto país do mundo com mais casos de infecções com o novo coronavírus que já matou mais de 27 mil pessoas em seu território.

Confira: