O Papa Francisco expressou seu pesar pela morte do Cardeal Renato Corti, Arcebispo Emérito de Novara (Itália), na manhã desta terça-feira, 12 de maio, aos 84 anos de idade.

O Papa enviou um telegrama de condolências ao atual Bispo de Novara, Dom Franco Giulio Brambilla, no qual expressou sua proximidade com a comunidade diocesana "pensando com afeto e admiração neste irmão que serviu o Senhor Jesus e a Igreja com dedicação exemplar e delicadeza de espírito”.

“Penso com gratidão no intenso ministério espiritual e pastoral realizado com esforços inexauríveis, inclusive entregando-se pelo Evangelho, primeiro na arquidiocese nativa de Milão, em particular na formação de seminaristas e sacerdotes e como vigário geral. E depois, ao longo dos anos, como pastor manso e sábio desta igreja de Novara”,

O Pontífice assinalou que "penso também no seu genuíno amor pela missão e pelo ministério da pregação que exerceu com grande generosidade, animado em todo momento pelo desejo apaixonado de comunicar o Evangelho de Cristo”.

O Cardeal Corti nasceu em Galbiate (Itália), em 1º de março de 1936, no território da Arquidiocese de Milão. Depois de terminar seus estudos básicos, entrou no Seminário Menor Diocesano aos 11 anos de idade, em 1947.

A partir de então, fez todos os estudos necessários até receber a ordenação sacerdotal em 28 de junho de 1959.

Após sua ordenação, serviu como vigário pastoral no oratório de Caronno Pertusella até 1967, quando iniciou seu trabalho como educador na escola católica do Colégio Rotondi, em Gorla Minore, na província de Varese.

Em 1969, foi nomeado diretor espiritual do Seminário Teológico de Milão, com sede em Saronno, e em 1978, reitor do biênio teológico e do ano propedêutico.

Em setembro de 1980, foi nomeado vigário geral da arquidiocese de Milão e, em 30 de abril de 1981, foi ordenado bispo auxiliar de Milão por João Paulo II, que lhe designou a Igreja titular de Zallata. Em 6 de junho daquele ano, recebeu ordenação episcopal.

Em 19 de dezembro de 1990, foi transferido para a sede episcopal de Novara e assumiu o cargo em 3 de março de 1991. De 2005 a 2015, foi vice-presidente da Conferência Episcopal Italiana.

Em fevereiro de 2005, o Papa João Paulo II pediu que ele pregasse os exercícios espirituais da Quaresma para a Cúria Romana. Além disso, em 2015, foi encarregado de escrever as meditações para a Via-Sacra da Sexta-feira Santa presidida pelo Papa Francisco no Coliseu.

Em 24 de novembro de 2011, renunciou ao cargo de Bispo de Novara ao atingir o limite de idade. Em 19 de novembro de 2016, foi criado Cardeal pelo Papa Francisco com o título de São João em Porta Latina.

Confira também: