Seis sacerdotes do centro de saúde Manresa Hall, na Filadélfia (Estados Unidos), morreram de coronavírus em catorze dias.

De acordo com the New York Post, de 14 a 28 de abril, seis dos 17 sacerdotes que estavam na enfermaria da instalação, onde são atendidos os casos mais delicados da residência, morreram de COVID-19 em hospitais locais.

Em 17 de abril, o centro, localizado perto do campus da Universidade St. Joseph, foi evacuado porque todos os sacerdotes que moram na casa testaram positivo ao vírus.

Em declarações dos jesuítas aos meios locais, indicaram que o priomeiro consagrado a falecer foi o Pe. Richard Dimler, de 88 anos.

Pe. Dimler nasceu em Baltimore, mas se mudou para Nova York, onde por 34 anos ensinou alemão e informática na Universidade Fordham.

No dia em que evacuaram a residência, faleceram com poucas horas de diferença os sacerdotes Pe. Francis Moan e Pe. John Lange, ambos com 93 anos.

Pe. Moan foi diretor da escola preparatória Loyola Blakefield para Crianças em Maryland e o Pe. Lange foi ministro da Universidade de Scranton.

Pe. Edward Dougherty, de 79 anos, foi o último sacerdote a falecer.

"Passou a maior parte de sua carreira em Maryland e na África do Sul antes de se mudar para Manresa Hall, no início deste ano", indicou The New York Post.

O porta-voz dos jesuítas, Mike Gabriele, indicou que, em 25 de abril, o Centro Manresa Hall reabriu suas portas e que "neste momento todos os homens estão em boas condições".

"Todos os casos suspeitos de COVID-19 estão sendo monitorados e gerenciados adequadamente em todas as comunidades jesuítas", enfatizou.

Gabriele acrescentou que os funcionários e os moradores estão utilizando os equipamentos de segurança necessários para evitar os contágios. 

"Os jesuítas lamentam a perda de seus irmãos e continuam rezando por todos aqueles que lutam contra o coronavírus e seus cuidadores", concluiu.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: