Na manhã desta quarta-feira, 06, o Papa Francisco nomeou novos bispos para duas dioceses brasileiras. Para a diocese de Guarapuava (PR), o Santo Padre nomeou Dom Amilton Manoel da Silva, até o momento auxiliar da capital Curitiba (PR) e como novo bispo titular de Nova Friburgo (RJ) o Santo Padre nomeou Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, Auxiliar de Niterói.

Assim passam a ser bispos eméritos Dom Antônio Wagner da Silva, cuja renúncia ao governo de Guarapuava foi aceita hoje e Dom Edney Gouvêa Mattoso, que renunciou ao governo de Nova Fribugo em dezembro do ano passado. Desde 31 de janeiro, à frente do governo desta diocese da região serrana do Rio de Janeiro esteve Dom Paulo Antônio de Conto, bispo emérito de Montenegro (RS) exercendo a função de Administrador Apostólico.

Dom Amilton Manoel da Silva, CP, nasceu em 2 de março de 1963, em Osvaldo Cruz (SP). Estudou Filosofia na Universidade Federal do Paraná em Curitiba (1992-1995) e Teologia no Instituto de Teologia de São Paulo-ITESP (1997-2000). Em janeiro de 1997 realizou seus votos perpétuos como membro da congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas) ordenado padre em 17 de dezembro de 2000.

Dentro de sua congregação, desempenhou cargos de vigário paroquial, pároco, mestre de noviços, Superior Provincial e membro da secretaria de formação do Conselho Geral, além de assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e pregador de exercícios espirituais.

Foi nomeado bispo titular da diocese de Tusuro (Tunísia) e auxiliar da arquidiocese de Curitiba (PR) pelo Papa Francisco, no dia 7 de junho de 2017. O Santo Padre também o nomeou membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Seu lema episcopal, extraído de Gl 6,14, é: Christi in Cruce Gloriari, (Gloriar-se na Cruz de Cristo).

Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, novo bispo de Nova Friburgo(RJ), nasceu em 16 de maio de 1966, em Bauru, São Paulo. Completou os estudos na cidade de Marília: o curso de Filosofia, no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus (1991-1993), e de Teologia no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos (1994-1997). Fez especialização em Bioética (1997-1999) e obteve o título de Doutor em Teologia Moral na Academia Alfonsiana, em Roma, na Itália (2004-2007). Frequentou também o curso de pós-PhD em Bioética no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo (2013-2014).

Em 10 de julho de 1997 foi ordenado sacerdote na sua cidade natal, em Bauru. Antes de ser ordenado bispo, desempenhou os cargos  de vice-reitor e reitor do Seminário Provincial de Botucatu, com sede em Marília; administrador paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus, na cidade de Cabrália Paulista, e da Paróquia Santa Maria, em Piratininga; pároco da Paróquia São Cristóvão, em Bauru; assistente espiritual do Movimento Encontro de Casais com Cristo; coordenador diocesano de pastoral; vigário-geral; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.

Em 10 de maio de 2017, foi nomeado bispo titular de Tindari e auxiliar da Arquidiocese de Niterói. A ordenação episcopal aconteceu em 16 de julho do mesmo ano. Pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Luiz Antônio Lopes Ricci é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.

Confira: