O Bispo de Pinerolo (Itália), Dom. Piergiorgio Debernardi, pediu aos brasileiros perdoar o assassinato do P. Guiseppe Bessone, sacerdote de sua diocese que trabalhava pastoralmente na cidade brasileira de Blumenau.

A agência Fides informou que em um comunicado intitulado “Só com o Perdão”, Dom. Debernardi pediu aos brasileiros perdoar o assassinato do sacerdote italiano, pois “o perdão cura e renova os fundamentos da sociedade. Sem o perdão não se prepara um futuro de justiça”.

Segundo as autoridades, o Pe. Bessone morreu por causa de um ataque perpetrado por um adolescente que tentou assaltá-lo na noite de 2 de setembro em sua casa paroquial de Santo Antonio, onde o jovem estava alojado.

Diante destes fatos, Dom. Debernadi, lembrou aos paroquianos que o Pe. Bessone era um sacerdote “rico em humanidade, completamente entregue a seu ministério, querido por sua gente, que soube criar em sua paróquia uma vasta rede de colaboração e suscitar uma grande variedade de ministérios e serviços”.

O Pe. Guiseppe Bessone nasceu em Bricherasio em 1943 e foi ordenado sacerdote em 25 de junho de 1967. Em 1975 partiu para o Brasil como sacerdote fidei domun (enviado especialmente por uma diocese para prestar trabalho pastoral em outro lugar), assumindo o cargo de pároco de várias localidades.