O Governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, vetará a lei AB 849 que legaliza as uniões homossexuais no estado, aprovada há dois dias pelo Senado estatal.

A assessora de imprensa do Governo do estado americano, Margita Thompson, fez o anúncio e esclareceu que o Governador sim acredita que os casais homossexuais têm o direito de “casar-se” mas respeitará os resultados do referendum estatal no qual a maioria da população recusou tal possibilidade.

Para  Schwarzenegger “o assunto não deve ser determinado por uma ação legislativa –o que seria inconstitucional– mas sim por um tribunal ou por outro referendo entre a população do nosso estado”.

“Não podemos –prossegue a declaração– ter um sistema no qual as pessoas  votem e, em seguida, a legislatura anule esse voto. Respeitoso pela vontade da população, o Governador vetará a lei AB 849."

A Proposta 22, que fora aprovada com 61 por cento dos votos no ano 2000, em que se afirma que “só o matrimônio entre um homem e uma mulher é válido e reconhecido na Califórnia”.

Atualmente grupos pró-família trabalham para submeter a referendo uma medida no próximo ano, na qual se reconheça que qualquer tipo de união legal diferente da de um homem e uma mulher, é inconstitucional.