O Grão-Mestre da Ordem Soberana de Malta, Fra’ Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto, morreu na noite de 29 de abril, em Roma, como consequência de uma doença incurável diagnosticada há alguns meses.

Fra’ Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto foi nomeado 80º Grão-mestre da Ordem em 2 de maio de 2018, após a renúncia em 24 de janeiro de 2017 de seu antecessor Fra’ Matthew Festing.

Segundo informou a Ordem de Malta através de um comunicado, o Grão-Comendador Fra’ Ruy Gonçalo do Valle Peixoto de Villas Boas, assumirá as funções de Tenente Interino nos termos do artigo 17 da Constituição da Ordem Soberana de Malta e assumirá as funções de chefe da Ordem até a eleição do novo Grão-Mestre.

Fra’ Giacomo Dalla Torre del Tempio de Sanguinetto nasceu em Roma no dia 9 de dezembro de 1944. Formado em Filosofia e Letras pela Universidade La Sapienza de Roma, especializou-se em arqueologia cristã e em história da arte.

Desempenhou diferentes cargos acadêmicos na Pontifícia Universidade Urbaniana, onde ensinou grego clássico. Também foi bibliotecário e arquivista-chefe da Universidade. Era um especialista em arte medieval, disciplina sobre a qual publicou vários estudos acadêmicos e artigos nos últimos anos.

Entrou na Ordem Soberana de Malta em 1985 como Cavaleiro de Honra e Devoção, e fez votos solenes em 1993. De 1994 a 1999, foi Grão-Prior da Lombardia e Veneza, e de 1999 a 2004 foi membro do Conselho Soberano.

Foi eleito Grão-Comendador no Capítulo Geral realizado em 2004. Quando o 78º Grão-Mestre morreu, Fra’ Andrew Bertie, em fevereiro de 2008, assumiu o cargo de Tenente Interino. De 2008 a 2017, foi Grão-Prior de Roma.

Após a renúncia do 79º Grão-mestre, Fra’ Matthew Festing, Fra’ Giacomo Dalla Torre del Tempio de Sanguinetto foi eleito Tenente Interino por um ano.

A renúncia de Fra’ Matthew Festing ocorreu após uma troca de opiniões entre a Ordem de Malta e a Santa Sé sobre a legitimidade do Grupo nomeado pelo Secretário de Estado do Vaticano para investigar as circunstâncias nas quais ocorreu a substituição do Grão-Chanceler, Albrecht Freiherr Von Boeselager, por John Edward Critien.

Em 2 de maio de 2018, Fra’ Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto foi eleito 80º grão-mestre da Ordem Soberana de Malta.

Confira também: