No dia de São Jorge, onomástico de Jorge Mario Bergolio, que se comemora em 23 de abril, o Papa Francisco doou respiradores e equipamentos médicos, como máscaras, óculos de proteção para os agentes de saúde de hospitais na Romênia, Espanha e Itália.

5 respiradores de última geração irão para o hospital de Suceava (Romênia), foco do coronavírus neste país; 2 irão para o hospital de Lecce (Itália) e 3 para Madri (Espanha).

Segundo informa o Vatican News, o Cardeal Konrad Krajewski, esmoleiro apostólico, garantiu que este é "um belo sinal que acontece neste dia particular em que o Santo Padre não recebe um presente, mas presenteia os outros".

 "É um abraço do Papa ao mundo inteiro em uma situação difícil", disse o Cardeal Krajewski.

A Romênia está passando por uma verdadeira emergência, em particular na pequena cidade de Suceava, para onde são destinados os respiradores e onde são registrados 25% do total de casos dos contagiados por coronavírus de todo este país.

Esta pequena cidade de Suceava, localizada na região mais pobre do país e de toda a União Europeia, juntamente com vários municípios vizinhos, está em quarentena. Na Romênia, as vítimas fatais são 552 e há mais de 10 mil infectados.

Os 5 respiradores e todo o material doado pelo Papa serão transportados em um voo no qual também viajará a equipe de onze médicos e seis profissionais de saúde romenos, enviados em 7 de abril pelo governo de Bucareste ao hospital Lecce (Itália), para trabalhar e ajudar a Itália durante as piores semanas da batalha contra o coronavírus.

A decisão sobre para quais hospitais irão os três respiradores em Madri está a cargo da Nunciatura Apostólica, juntamente com o Cardeal Carlos Osoro Sierra, Arcebispo da capital espanhola.

A Espanha está confinada até 9 de maio, o número de infectados é superior a 219 mil e mais de 22mil  pessoas morreram.

Os dois respiradores destinados ao hospital de Lecce (Itália) serão entregues pelo próprio Cardeal Krajewski. Na viagem de volta, o Esmoleiro Apostólico do Papa fará uma parada em Nápoles para receber medicamentos destinados aos necessitados em Roma.

Alguns dias antes da Páscoa, o hospital Cotugno, em Nápoles, recebeu dois respiradores pulmonares, equipamentos de saúde para médicos e enfermeiros, além de ovos de Páscoa diretamente do Vaticano.

No ano passado, sempre no dia de seu onomástico, o Papa Francisco por meio da Esmolaria Apostólica, havia doado aos jovens da Arquidiocese de Milão os Terços feitos para a JMJ do Panamá, e aos pobres do refeitório Caritas da Estação Termini, em Roma, um ovo de chocolate de 20 quilos.

Confira também: