O Arcebispo de Havana e Presidente da Conferência de Bispos Católicos de Cuba (COCC), Cardeal Jaime Ortega, publicou uma declaração em que rechaça as “insultantes” acusações do embaixador cubano ante o Vaticano contra a Igreja na ilha.

O Cardeal reagiu energicamente às declarações que Raúl Roa Kourí, embaixador de Cuba ante o Vaticano, fez à agência informativa italiana ASCA. Roa insinuou uma ruptura entre bispos e sacerdotes cubanos. Disse que enquanto os prelados “pensam com a mentalidade dos emigrados de Miami”, os sacerdotes são mais próximos aos interesses do povo e do governo comunista.

Segundo o Cardeal Ortega, “o embaixador Roa Kourí utiliza uma linguagem desrespeitosa e às vezes ofensiva, nunca empregado antes por nenhum embaixador de Cuba na Santa Sé”.

“Suas opiniões sobre os bispos cubanos e seu distanciamento dos sacerdotes são inaceitáveis e falsas”, indicou.

O Arcebispo precisou que “a insinuação repetida pelo Senhor Roa de que a igreja em Cuba por meio de seus bispos respondeu sempre aos poderes estrangeiros é totalmente novedosa e gratuita, é fantasiosa e em boca do embaixador de Cuba ante a Santa Sé resulta verdadeiramente ultrajante”.

O Cardeal Ortega reiterou que Igreja Católica na Ilha “não é, nem será o partido de oposição que não existe em Cuba” e precisou que “o fato de dividir e catalogar aos bispos cubanos em 'patrióticos' e aqueles que 'têm sua mente em Miami' é insultante”.