O Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, assegurou que o Papa Bento XVI tem a intenção de visitar a Turquia e só espera a autorização oficial do governo desse país para programar uma viagem.

Ao apresentar o próximo Congresso Internacional sobre Sagradas Escrituras que se celebrará no Vaticano, o Cardeal assinalou que “está o convite do Patriarcado de Estambul; falta a autorização do Governo turco, estamos esperando-la, mas a intenção do Papa é a de viajar a Turquia”.

O convite do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla procuraria que o Papa esteja na Turquia em 30 de novembro, festa de Santo André, considerado patrão dos ortodoxos. Todos os anos, o Vaticano envia uma delegação a Turquia com motivo dessa festividade, enquanto que os ortodoxos visitam Roma com motivo da festa de São Pedro e São Paulo cada 29 de junho.

Congresso Internacional

O Cardeal Kasper apresentou esta manhã no Escritório de Imprensa da Santa Sé o Congresso Internacional "A Sagrada Escritura na vida da Igreja", que se celebrará em Roma de 14 a 18 de setembro.

O congresso comemorará o 40º aniversário da promulgação da Constituição dogmática sobre a Revelação Divina "Dei Verbum" do Concílio Vaticano II. Está prevista a participação de 400 pessoas de 98 países.