O Papa Francisco pediu orações pela unidade fraternas entre as nações, em particular, pela unidade da Europa, para recordar os sonhos dos "pais fundadores da União Europeia".

"Neste tempo no qual é preciso muita unidade entre nós, entre as nações, rezemos hoje pela Europa, a fim de que a Europa consiga ter esta unidade, esta unidade fraterna que os pais fundadores da União Europeia sonharam".

Em seguida, o Papa Francisco, em sua homilia, comentou uma parte da narração bíblica do Evangelho de São João no capítulo 3, que descreve o diálogo de Jesus com Nicodemos, uma narração que descreveu como um "tratado de teologia" que contém o kerigma, a catequese, entre outros temas.

Nesse sentido, o Santo Padre destacou duas questões: a importância do Amor de Deus e da Luz que vem de Jesus, do Espírito Santo.

Por isso, o Pontífice recomendou olhar em silêncio para o crucifixo "que não é um objeto a ser colocado aqui ou acolá, mas é propriamente a expressão do amor de Deus". "Olhar o crucifixo, o Amor de Deus, a sabedoria cristã", encorajou o Papa.

Depois de refletir sobre o amor de Deus e o crucifixo, o Santo Padre convidou a se perguntar: “Eu caminho na luz ou caminho nas trevas? Sou filho de Deus ou acabei me tornando um pobre morcego?”.

Finalmente, o Papa Francisco encorajou a andar com amor e que a Luz de Jesus, do Espírito Santo, permita olhar com a Luz "e não com as trevas que o senhor das trevas nos dá".

Evangelho comentado pelo Papa Francisco:

São João 3, 16-21

Deus amou tanto o mundo,
que deu o seu Filho unigênito,
para que não morra todo o que nele crer,
mas tenha a vida eterna.
17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo
para condenar o mundo,
mas para que o mundo seja salvo por ele.
18Quem nele crê, não é condenado,
mas quem não crê, já está condenado,
porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
19Ora, o julgamento é este:
a luz veio ao mundo,
mas os homens preferiram as trevas à luz,
porque suas ações eram más.
20Quem pratica o mal
odeia a luz
e não se aproxima da luz,
para que suas ações não sejam denunciadas.
21Mas quem age conforme a verdade
aproxima-se da luz,
para que se manifeste
que suas ações são realizadas em Deus.

Confira também: