O Papa Francisco fez um chamado para "redescobrir o sentido do respeito sagrado pela terra, porque não é apenas a nossa casa, mas também a casa de Deus".

O Santo Padre se expressou assim durante a Audiência Geral desta quarta-feira, 22 de abril, na Biblioteca do Palácio Apostólico do Vaticano, na qual pronunciou uma catequese especial no contexto do Dia Mundial da Terra.

Para o Pontífice, a partir dessa concepção da terra como "casa de Deus", conclui-se "em nós a consciência de estar em uma terra sagrada".

Por ocasião deste Dia Mundial, o Papa nos encorajou a aproveitar a oportunidade para “renovar o nosso compromisso de amar a nossa Casa comum e cuidar dela e dos membros mais frágeis de nossa família".

"Como a trágica pandemia de coronavírus está nos mostrando, somente juntos e ajudando os mais frágeis podemos vencer os desafios globais", afirmou.

Explicou que “vivemos na Casa comum como uma única família humana e na biodiversidade com as outras criaturas de Deus. Como imagem de Deus, somos chamados a cuidar e respeitar todas as criaturas e nutrir amor e compaixão por nossos irmãos e irmãs, especialmente os mais frágeis, imitando o amor de Deus por nós, manifestado em seu Filho Jesus”.

Do mesmo modo, lamentou que "por causa do egoísmo, falhamos em nossa responsabilidade como guardiões e administradores da terra".

Denunciou que “nós a poluímos e depredamos, colocando em risco nossa própria vida. Por isso, vários movimentos internacionais e locais foram formados para despertar as consciências. Agradeço sinceramente essas iniciativas e ainda será necessário que os nossos filhos saiam às ruas para nos ensinar o que é óbvio, ou seja, que não há futuro para nós se destruirmos o ambiente que nos sustenta”.

“Falhamos em proteger a terra, nossa casa-jardim, e em proteger os nossos irmãos. Pecamos contra a terra, contra o nosso próximo e contra o Criador, o Pai bom que provê a todos e quer que vivamos juntos em comunhão e prosperidade”.

Nesse sentido, o Papa Francisco se perguntou: “Como podemos restabelecer uma relação harmoniosa com a terra e o resto da humanidade? Precisamos de uma nova maneira de olhar a nossa Casa comum. Ela não é um depósito de recursos a serem explorados. Para nós, fiéis, o mundo natural é o ‘Evangelho da Criação’".

Esse Evangelho da criação ao qual o Papa se referiu "expressa o poder criativo de Deus em plasmar a vida humana e em fazer o mundo existir junto com o que ele contém para sustentar a humanidade".

Reforçou que “precisamos de uma conversão ecológica expressa em ações concretas. Como uma família única e interdependente, precisamos de um plano compartilhado para afastar as ameaças contra nossa Casa comum".

Por fim, enfatizou que "somos conscientes da importância de colaborar como comunidade internacional para a proteção de nossa Casa comum".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: