O Papa Francisco nomeou dois cardeais da América Central e um Bispo brasileiro como novos membros da Comissão Pontifícia para a América Latina (CAL).

Os novos membros da CAL são: os Cardeais Álvaro Leonel Ramazzini Imeri, Bispo de Huehuetenango (Guatemala) e Juan de la Caridad García Rodríguez, Arcebispo de San Cristóbal de Havana (Cuba); e Dom Paulo Cezar Costa, Bispo de São Carlos (SP).

A CAL nasceu em 1958 sob o pontificado do Papa Pio XII. É um dicastério da Cúria Romana, cuja principal função é “assistir, com o conselho e os meios econômicos, as Igrejas particulares da América Latina” e “dedicar-se ao estudo das questões que se referem à vida e desenvolvimento dessas Igrejas, especialmente para dar ajuda tanto aos Dicastérios da Cúria interessados em razão da sua competência, quanto às Igrejas mesmas na solução de tais questões”, conforme indicado pela constituição apostólica Pastor Bonus do Papa São João Paulo II.

É tarefa da CAL colaborar na coordenação com as instituições que, de uma maneira ou de outra, servem na América Latina, como o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e seu secretariado Geral; com as conferências episcopais nacionais e outras instituições de ajuda na América Latina; com a Confederação Latino-Americana de Religiosos (CLAR); e com as instituições católicas internacionais e outras associações e movimentos que servem no continente.

A CAL é presidida pelo Cardeal Marc Ouellet, que também atua no Vaticano como prefeito da Congregação para os Bispos.

Confira também: