O Vaticano realizou uma doação de 10 respiradores pulmonares para a Síria e outros 3 para a Terra Santa, além do fornecimento de kits de diagnóstico e uma contribuição econômica.

Em concreto, a doação foi feita através de um Fundo de Emergência estabelecido pela Congregação para as Igrejas Orientais “acolhendo o convite do Santo Padre para não deixar sozinhos os sofredores, e entre eles os mais pobres, diante da emergência global causada pela pandemia” de coronavírus, conforme explicado em um comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Os 10 respiradores pulmonares destinados à Síria puderam ser doados graças à colaboração com a organização AVSI e serão distribuídos ao projeto Hospitais abertos.

Em relação aos três respiradores que serão enviados para a Terra Santa, o destino será o Hospital São José de Jerusalém. Além disso, serão adquiridos e fornecidos kits de diagnóstico para Gaza e será realizada uma contribuição extraordinária para as atividades do Hospital da Sagrada Família em Belém.

Essas doações foram possíveis "graças à colaboração ativa da CNEWA (Catholic Near East Welfare Association) - PMP (Pontifical Mission for Palestine), quer nas sedes centrais em Nova York e no Canadá, assim como em seus escritórios locais, e com constante conexão com outras agências que compõem a ROACO (Reunião das Obras de Ajuda Orientais da Igreja)”.

Também será possível graças à Coleta da Terra Santa, que este ano foi transferida para 13 de setembro.

O comunicado de imprensa do Vaticano também afirma que "o Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral e a Secretaria-Geral da Caritas Internationalis serão informados de cada intervenção".

Da mesma forma, especifica-se que “não obstante a incerteza econômica, será garantida a ajuda que anualmente a Congregação dá às escolas e universidades católicas, além de programas de acompanhamento para o drama das pessoas deslocadas da Síria e do Iraque e dos refugiados no Líbano e na Jordânia, também em colaboração com as Agências Católicas que fazem parte da ROACO”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: