Cáritas Irmãos Indígenas e Migrantes, e a Comissão Episcopal de Pastoral Social, iniciaram a Semana do Migrante, para ajudar aos milhares de ilegais que desejam trabalhar nos Estados Unidos.

Esta iniciativa é parte da campanha bilateral que vêm realizando os bispos do México e Estados Unidos para obter um acordo migratório entre ambos países.

Faz quatro anos, durante a primeira semana de setembro se realizam atividades que procuram ajudar aos migrantes, como a coleta da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), para arrecadar recursos para os centros de atenção para estas pessoas.

Visita ad limina de bispos mexicanos

O Bispo de Tijuana, Dom  Rafael Romo Muñoz, informou que, desde 1965 –ano conclusivo do Concílio Vaticano II– os católicos aumentaram em 250 milhões, chegando a um bilhão de fiéis no mundo. Não por isso "deve dominar uma atitude triunfalista; faz falta uma nova metodologia para a promoção sacerdotal e de vida consagrada", indicou o Prelado.

Na segunda-feira assistiram à entrevista privada com o Papa o Arcebispo de Hermosillo, Dom  Ulises Macías, e o Bispo de Zacatecas, Dom  Fernando Mario Chávez Ruvalcaba.