O conhecido monge budista de Mianmar, Ashin Nyanissara, também conhecido como Sitagu Sayadaw, doou 10 mil dólares à fundação criada pelo Papa Francisco para combater a pandemia de coronavírus COVID-19.

Segundo a agência de notícias UCA News, o dinheiro foi recebido pelo Arcebispo de Mandalay, Dom Marco Tin Win, em 16 de abril, em uma cerimônia na Catedral do Sagrado Coração.

O monge budista também doou arroz, óleo de cozinha, legumes, verduras e sal à Arquidiocese para distribuir para asilos, escolas para surdos e crianças com deficiência, uma fundação para combater o câncer, orfanatos e migrantes internos.

Em seu discurso na cerimônia de entrega, o monge observou que este é um sinal de compaixão inter-religiosa entre budistas, cristãos, muçulmanos e hindus: "O que precisamos é trabalhar de mãos dadas em uma plataforma comum que combato o COVID-19 e sustente os trabalhos solidários”.

Por sua parte, Dom Tin Win agradeceu a doação e declarou que “como amigo de verdade, estou comovido por essas contribuições que mostram a boa vontade e a solidariedade com as pessoas mais necessitadas na crise. Sua contribuição é uma mensagem de harmonia inter-religiosa para todo o país".

O monge Nyanissara é conhecido em seu país precisamente por seu compromisso com o diálogo inter-religioso e por suas iniciativas sociais. Ele tem uma estreita amizade com Dom Tin Win e com o Cardeal Charles Bo, de Yangon.

Além disso, este monge teve um encontro privado com o Papa Francisco durante a visita do Pontífice a Mianmar em novembro de 2017, além de ter visitado anteriormente o Papa Bento XVI, em 2011, em Roma.

O dinheiro doado pelo monge irá para o fundo de emergência administrado pelas Pontifícias Obras Missionárias para enfrentar os gastos ocasionados pela Pandemia.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: